O Paraná figura como o o terceiro maior produtor de carne suína no País, mas ainda há muito o que evoluir, de acordo com especialistas do setor. Para debater estratégias para melhorias da cadeia, foi realizado no final da última semana o o 8º Simpósio Internacional de Produção Suína (Suinter), em Foz do Iguaçu. Os debates – que contaram com palestrantes do Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, México, Dinamarca, entre outros países – giraram em torno de estratégias para produzir uma carne de qualidade, saudável e com custos cada vez mais competitivos, além de bem-estar animal e menor impacto ambiental.
O simpósio realizado em três dias contou com 300 participantes entre médicos veterinários, zootecnistas, pesquisadores, produtores, empresários, representantes de cooperativas, agroindústria e principais empresas de todos os segmentos, reunindo todos os elos da cadeia produtiva.
A médica veterinária e responsável pela organização do evento, Maria Nazaré Lisboa, relatou em entrevista à FOLHA que o Brasil é um país com perfil produtor de carne e que a suinocultura tem um espaço significativo para evoluir. "Nós somos altamente competitivos na produção de suínos, mas precisamos amadurecer toda a cadeia, deixando-a mais integrada desde a produção, passando pelos frigoríficos até o mercado consumidor. Essa integração é muito importante, sendo que podemos aplicar ainda o modelo cooperativista em muitos casos", explicou.
No que diz respeito à produção, Maria Nazaré comentou que o suinocultor precisa focar em medidas de biossegurança, inclusive no bem-estar animal, já que uma carne livre de antibióticos é ideal para atender mercados no Brasil e no exterior. "Acredito que o Ministério da Agricultura realiza um trabalho bem feito e estamos livres de doenças que atrapalham outros países produtores de suínos, como a síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos, presente nos EUA e também na Europa", ressaltou.
De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná (Seab), o Estado produziu no ano passado 19,1% do total da suinocultura nacional: um volume de 611,1 mil toneladas de carne suína de um total de 3,1 milhões de toneladas produzidas no País. Com cerca de 30 mil produtores comerciais de suínos, a atividade é responsável pela geração de cerca de 200 mil empregos diretos e 300 mil indiretos no Estado. A competitividade dos produtores também é o destaque da suinocultura paranaense que, com disponibilidade de matérias-primas para ração, como soja e milho, tem o menor custo médio de produção entre os maiores produtores de suínos do Brasil.

mockup