Se o clima ajudar, a colheita da safra de verão, iniciada nesta semana nas principais regiões produtoras, deve alcançar bons índices de produtividade. Por enquanto as chuvas não têm atrapalhado, e como o mês de março historicamente não é um período de chuvas, a expectativa é de que os produtores não terão maiores problemas no pico da colheita.
A avaliação é do técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado (Seab), Otmar Rubner. Tanto nas áreas de soja como nas áreas de milho e algodão não foram registradas nesta safra nenhuma ocorrência excepcional de pragas e doenças que possam comprometer a produtividade. ‘‘As estimativas iniciais de produção devem ser alcançadas’’, diz Rubner.
RecuperaçãoAté o final deste mês devem estar colhidos 5% dos 2 milhões e 744 mil hectares (ha) de soja cultivados este ano. A área plantada foi 2,7% menor do que a do ano passado. A produtividade, estimada inicialmente entre 6 milhões e 900 mil kg/ha e 7 milhões e 500 mil kg/ha, deve alcançar o maior índice. Segundo Otmar, a soja só teve um problema, no começo de novembro, com a estiagem que atrasou alguns plantios e retardou o desenvolvimento das plantas em algumas áreas. ‘‘Mas as lavouras se recuperaram rapidamente com um bom índice de chuvas em dezembro’’, explica.
As lavouras de milho também sofreram um pouco com a estiagem em novembro. Já foi registrada uma pequena quebra de 6%. Da estimativa inicial de colheita, de 5 milhões e 770 mil toneladas, devem ser colhidas 5 milhões e 450 mil toneladas. A área cultivada nesta safra foi 6% maior do que a do ano passado, somando 1 milhão e 545 mil ha. A maior área com milho no Estado está localizada na região Sul, representando 44% da área total. Segundo Otmar, espera-se uma produtividade de 3.527 kg/ha, considerada boa em comparação a números anteriores.
A colheita de algodão também está começando. A área plantada nesta safra foi de 48 mil e 600 ha. O plantio concentra no Centro-Oeste, na região de Campo Mourão. Esta é a cultura que mais depende de tempo bom em março, quando a colheita é mais acentuada.
SafrinhaLogo depois de terminada a colheita de verão, produtores já se preparam para o plantio da safrinha de milho. A recomendação é que o produtor dê preferência ao plantio nas áreas ocupadas anteriormente com soja. ‘‘Não se deve plantar milho sobre milho’’, avisa o técnico. O Deral estima que devem ser cultivados com milho-safrinha, este ano, 790 mil ha, área 2,5% maior do que a do ano passado.
O Paraná responde por 40% da oferta nacional do milho-safrinha, do qual produziu no ano passado em torno de 2,1 milhões de toneladas. A produção paranaense de milho, primeira safra e safrinha em 98 somou 7,6 milhões de toneladas no ano passado.

mockup