Bertin inicia compras no PR
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 04 de outubro de 2002
Reportagem Local 
O Frigorífico Bertin, de Lins SP, anunciou no último sábado, o início de suas operações no Estado do Paraná. O gerente de compras, Marcos José Alves, apresentou as condições de comercialização e respondeu perguntas dos pecuaristas no Sindicato Rural.
Com relação ao pagamento pela rastreabilidade, o Bertin aguarda melhor definição do mercado, segudo Marcos Alves. Ele entende que a rastreabilidade é uma condição para concorrer no mercado externo, que paga mais pela carne. Sem cumprir essa exigência, o produto ficará restrito ao mercado interno e uma remuneração inferior.
Sobre o mesmo assunto, este jornal procurou ouvir o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Edson Neme Ruiz, para quem o mercado é que indicará quem vai bancar a rastreabilidade. E o presidento do Sindicato Rural, Luiz Fernando Almeida Kalinowsk, destacou o alto nível de informação dos produtores locais, que questionaram as formas de comercialização, marcando posição firme com relação a rastreabilidade. Kalinowsk também considerou importante o fato de haver mais uma opção de venda.
Alves anunciou a instalação de um escritório em Londrina (av. JK, 1.488) ''para atender todo o Estado'', em parceria com a Porto Ubá - Centro de Leilões e Eventos, cujas negociações - segundo informou - foram iniciadas há dois anos. O escritório ficará a cargo do sr. José Luiz Figueira, representante do grupo Bertin e Porto Ubá na região.


