A partir desta segunda-feira (15), o município de Bandeirantes inicia o agendamento do recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município. Os produtores rurais devem se dirigir ao escritório do IDR (Instituto Desenvolvimento Rural) IAPAR/Emater (em frente a Praça do SAAE) para realizar o agendamento a partir desta segunda-feira, dia 15, que segue até o dia 03 de julho (sexta-feira), nos seguintes horários de atendimento, das 8 às 12 horas, e das 13h30 às 17h30.

Reunião no auditório do Parque de Exposições Lauro Teodoro da Silva organizou os trabalhos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos.
Reunião no auditório do Parque de Exposições Lauro Teodoro da Silva organizou os trabalhos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. | Foto: Divulgação/Prefeitura de Bandeirantes

Com o agendamento feito, os produtores rurais deverão levar as embalagens vazias de agrotóxicos para o ponto de recolhimento no barracão da Cooperativa Agroindustrial Integrada – unidade regional de Bandeirantes, localizada na rua Presbítero José Modesto, 100, próximo ao campus da UENP/Luiz Meneghel. O recolhimento acontece de 6 a 10 de julho nos horários das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas com atendimento diário de 50 produtores. De acordo com os organizadores, as embalagens serão recebidas por ordem de chegada de cada produtor.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Bandeirantes, Fernando Comegno, explicou que a metodologia de trabalho continuará a mesma seguindo os mesmos critérios dos anos anteriores e destacou a parceria entre a municipalidade, produtores rurais, empresas, governo do Estado e Adan (Associação dos Distribuidores Agroquímicos Norte Paranaense) para o trabalho da logística reversa para a destinação correta das embalagens de agrotóxicos. Segundo o secretário do Meio Ambiente, em 2018 foram recolhidos 10.450 embalagens e no ano passado, em 2019, foram 11.680 galões plásticos vazios. “Percebe-se um aumento de um ano para outro, porém, não sabemos exatamente se o produtor tem utilizado mais produtos por ampliar sua área de cultivo ou simplesmente deixou de entregar embalagens. Entretanto, o importante é que seja feito o recolhimento para que estes materiais tenham seu destino correto”, ressaltou Comegno.

as seguintes instruções: o número de embalagens a ser entregue por produtor é de no máximo 300 por dia; se caso ainda tenha a caixa de papelão, recolocar a embalagem vazia no mesmo; é obrigatório realizar a Tríplice Lavagem na utilização do produto; todas as tampas devem ser entregues em sacos separados; as embalagens devem estar separadas e contadas de acordo com o tamanho; e as embalagens flexíveis (Ally, Classic, Roundup Wg, sacaria de semente tratada, etc) devem ser entregues em outro saco separadamente.

“É importante ressaltar que o produtor deve utilizar equipamentos de segurança no manuseio ao realizar a técnica da Tríplice Lavagem, que é a maneira adequada de tratar resíduos agrotóxicos. Além disso, vale enfatizar ainda que o uso inadequado de agrotóxicos no combate às pragas da agricultura ou a destinação incorreta das embalagens vazias causam intoxicações à população e danos ao meio ambiente. E ao encaminharmos devidamente estes materiais, vamos evitar a agressão ao meio ambiente e riscos à saúde da população, permitindo um desenvolvimento sustentável no nosso Município”, reforçou Comegno.