O Paraná vai plantar 2 milhões e 650 mil hectares (ha) de soja na safra de verão, que começará a ser plantada em setembro. Esta é a maior área já ocupada, desde que o Estado intensificou o plantio em escala a partir de l975. Comparando a intenção de plantio com a área plantada no ano passado, o crescimento será de 10,66%, e o fator que mais estimulou os produtores foram os bons preços alcançados pelo grão.
A estimativa é do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado (Seab), que divulgou o primeiro quadro de intenção de plantio da safra 97/98. Enquanto a área de soja cresce, a área de milho deve cair em torno de 15,74% e pode comprometer o abastecimento das indústrias. A redução do milho deve ser o principal fator responsável pela queda total da produção de grãos na próxima safra.
Os técnicos da Seab informam também que, considerando os 14 principais produtos a serem plantados na safra 97/98, a área cultivada cresce 0,64%, passando de 5.486.000 ha plantados no ano passado para 5.521.000 ha este ano. Mas a produção de grãos não deve crescer nesta mesma proporção.
Estima-se que a produção total de grãos cáia cerca de 3%. Na safra anterior foram colhidas 13.978.000 toneladas de grãos e este ano a previsão aponta para uma colheita de 13.553.000 de t. Só em milho, o Paraná deverá perder 1,3 milhão de t, equivalente ao consumo industrial.
Com a ampliação da área a ser plantada de soja, a produção deve variar de 7 a 7,6 milhões de t, a maior de todos os anos. O mercado favorável do grão no ano passado e no primeiro semestre deste ano, quando a saca de soja chegou a R$ 15,60 em média, foi o principal estímulo para os produtores. E mesmo que a perspectiva de preços para 98 não seja tão favorável, o produtor está apostando na soja em função do rendimento ser maior que o milho.
A área de milho cai de 1.819.400 ha na última safra para 1.533.000 ha. A produção estimada varia entre 5,2 e 5,7 milhões de t. A produtividade que está sendo esperada, da ordem de 3.550 kg/ha é inferior a da safra passada que alcançou 3.722 kg/ha.
Para a cultura do feijão, o Deral esta prevendo um crescimento de 1,28% para o plantio da safra das águas. A produção passa das 376.000 t no ano passado para 440.000 t este ano. O algodão deve ser beneficiado com o programa de apoio a cultura (ver pag.3). E a batata das águas deverá ter uma queda de 11,11% na área plantada em função da redução do plantio na região metropolitana de Curitiba, onde o setor batateiro está em crise.

mockup