Conforme já anunciado, o ANFFA Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários) reitera que a carreira está em greve por dois dias, a partir de hoje (14). A medida foi tomada pela insatisfação geral da categoria com o descaso do governo federal quanto à reestruturação devida aos auditores fiscais federais agropecuários (affas), o que inclui perdas inflacionárias e defasagem salarial de cinco anos. Também reivindicam concurso público para suprir a demanda por mais 1.620 affas. Além disso, o Sindicato vem tentando ampliar o debate do Projeto de Lei do Autocontrole (PL 1.293/2021), que terceiriza a auditoria e a fiscalização, atividades típicas de estado. A ideia é que a sociedade seja melhor informada, com audiências públicas em comissões como a de Defesa do Consumidor e de Saúde.

Fachada do prédio do Ministério da Agricultura
Fachada do prédio do Ministério da Agricultura | Foto: Antonio Araujo/Mapa

O ANFFA destaca ainda, que mesmo em greve, haverá ritmo normal de trabalho para as atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas perecíveis e de animais domésticos para viagens. A greve também não afetará a realização de diagnóstico de doenças e pragas, evitando comprometer programas importantes para o Brasil, de prevenção à Febre Aftosa, à Peste Suína Africana (PSA) e a outras doenças que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário. O Sindicato divulgará os novos rumos da mobilização, conforme definição em votação interna.

No Paraná, são cerca de 240 auditores fiscais federais agropecuários (affas). Eles são servidores de carreira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsáveis por garantir a saúde animal, a sanidade vegetal e a qualidade e segurança dos produtos agropecuários que chegam até o consumidor final aqui no país e no exterior.

SERVIÇO

CONTATO ASSESSORIA

Paraná:

Patrícia Gomes

41 9 9964 2559

[email protected]

FSB Comunicação

Socorro Ramalho

[email protected]

(61) 9 9202.8019