Atividade depende de vocação e de estudo
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 25 de julho de 2003
Mariana Guerin<br>Equipe da Folha 
Cascavel No mundo da agricultura mecanizada, a palavra de ordem é investir em alta tecnologia. E, para isso, o agricultor deve ser, antes de tudo, um empresário rural. ''Dedicar-se, manter-se informado sobre as novidades e fazer parcerias com instituições de pesquisa são fundamentais para o sucesso'', afirma João Batista Cunha Júnior, dono da Fazenda Acahy, em Santa Teresa do Oeste (24 km ao sul de Cascavel).
Nascido em uma família de pecuaristas, o produtor acreditava que seu futuro estaria ligado somente à criação de gado. Mas, há 14 anos, ele e a mulher, Cláudia, administram uma fazenda de 847 hectares. ''Produzimos soja, milho, triticale e aveia. Fomos os primeiros a introduzir a plantação de milho com espaçamento de 50 centímetros na região'', conta.
Desde que começou a administrar a fazenda, Cunha Júnior realiza o plantio direto e garante que este sistema reduz custos na preparação da terra e mantém a quantidade da matéria orgânica necessária para adubar o solo. No ano passado, a propriedade produziu 56 mil sacas de grãos. ''Nossa meta é alcançar as 60 mil sacas no ano que vem'', revela.
Atualmente, a fazenda conta com o trabalho de 12 funcionários e possui cerca de 15 máquinas, entre colheitadeiras, esparramadores de fertilizantes, plantadeiras, semeadeiras e tratores. ''A cada ano que passa sentimos necessidade de comprar um ou outro equipamento novo. E para ser um bom empresário agrícola, é preciso investir em máquinas novas sempre'', comenta.
Além das plantações, Cunha Júnior cuida de mil cabeças de gado, trabalho herdado do pai e do avô. Para criar os animais, o empresário afirma que necessita de tanta tecnologia quanto a usada no cultivo da terra. ''É preciso tecnificar. Se na agricultura precisamos da ajuda de agrônomos para incrementarmos as lavouras, na pecuária temos de estar em contato direto com os veterinários'', explica.
A tecnologia utilizada na Fazenda Acahy é nacional e as pesquisas são realizadas em parceria com profissionais da Cooperativa Agropecuária Cascavel (Coopavel). ''Na fazenda realizamos a adubação e fazemos a análise do solo periodicamente. Mantemos uma parceria muito boa com a Coopavel, que nos fornece insumos e assistência técnica'', conta o empresário.
Cunha Júnior afirma: ''Vocação para lidar com a terra é imprescindível, mas estudar também é fundamental. Acredito que grande parte do sucesso da nossa fazenda se deve ao fato de eu ter estudado alguns anos de administração''. O agropecuarista diz que consegue visualizar melhor a dinâmica do mercado, graças aos conhecimentos adquiridos na faculdade.
O produtor avisa que não há segredos para se tornar um grande empresário rural. Para os pequenos agricultores, fazer parcerias com cooperativas pode ser muito lucrativo, já que essas empresas realizam experimentos em grandes propriedades e difundem os resultados para todos. ''Mas é preciso ter muita determinação e seguir um planejamento'', aconselha.


