A falência de uma grande cooperativa na região de Carlópolis, em 1995, fez os produtores de frutas e olerícolas se unirem para sobreviver no mercado. A Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis (APC) começou tímida, com 14 produtores, e hoje já conta com 61 associados, 390 agricultores cadastrados para vendas esporádicas, e movimentação de R$ 1,5 milhão no ano passado.
De todo o giro de produtos, 80% são frutas, sendo o maior volume na venda de goiabas e lichias, principalmente no mês de dezembro. Quatro vezes por semana o caminhão sai rumo à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo(Ceagesp) e às Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), em Curitiba, com uma movimentação diária de 1,5 toneladas a 3,5 toneladas de produtos. No final do ano, o número chega a 7 toneladas.
Segundo a gerente da APC, Kamila Akamatsu, uma das principais funções da associação é colocar os produtos dos agricultores familiares a preços competitivos, além de viabilizar o transporte da produção. "Muitos entregam um volume pequeno: uma caixa de pimenta, dez caixas de maracujá. Sem a associação na negociação, ficaria complicado para eles", explica a gerente.
Com o intuito de fomentar a produção e o conhecimento no campo, a APC realiza ainda palestras e dias de campo ao longo do ano. "Muitos produtores começaram utilizando uma área pequena, sem muito conhecimento, e hoje já possuem uma produção volumosa, com muitos pomares", salienta Kamila.
A prova de que a associação está no rumo certo é que ainda no segundo semestre deste ano uma nova sede deve ser inaugurada, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que giram em torno de R$ 500 mil. "Inclusive, temos uma máquina que realiza a classificação eletrônica das goiabas, caqui e maracujá, o que facilita para o fruticultor. Para o futuro, sonhamos com a aquisição de um caminhão, com a ideia de facilitar o transporte das propriedades até a associação e também para o Ceasa e o Ceagesp." (V.L.)

Imagem ilustrativa da imagem Associação se desenvolveu com falência de cooperativa
mockup