Arroz para consumidor oriental
A Embrapa Clima Temperado, localizada em Pelotas (RS) lançou recentemente uma cultivar de arroz irrigado de grão curto, da subespécie japônica, para atender a demanda do mercado mundial por este tipo de grão, especialmente dos povos do extremo Oriente, como chineses, japoneses e coreanos.
A nova cultivar é a Embrapa 130 - Bojurú, que tem característica pegajosa, molhada ou empapada dos grãos quando cozidos, condição fundamental para as exigências do consumidor de origem oriental. Para a indústria, apresenta rendimento de engenho superior a 72% de grãos inteiros. Já o agricultor tem na Bojurú, boa tolerância ao frio na fase reprodutiva e às condições salinas do meio ambiente do RS.
Sementes da cultivar Bojuru estarão disponíveis para produtores de sementes, em pequenas quantidades a partir de agosto de ano que vem.(C.C.)





