Área no MT continua crescendo
A área com algodão na região Centro-Oeste (MT,MS e GO) tem crescido nos últimos anos, sendo responsável atualmente por 69% da produção de algodão em pluma no País. Nos últimos quatro anos, o Estado de Mato Grosso passou do quinto para o primeiro lugar na produção de algodão.
A área estimada para esta safra 99/00, feita pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) é de aproximadamente 400 mil hectares, 9% a mais do que a área da safra passada. Outro incentivo para os produtores da região foi o lançamento de uma nova variedade, a BRS-Antares, que começa a ser plantada agora. A variedade foi desenvolvida pela Embrapa Algodão, em parceria com a Fundação Mato Grosso. Foram plantados nesta safra 1.500 ha.
A principal característica dessa variedade, criada para o cultivo nas condições do cerrado, é a resistência múltipla às principais doenças da região, o que permitirá a obtenção de maiores produtividades e redução de custos de produção da ordem de 20%, informa o chefe de Pesquisa da Embrapa Algodão, Alderi Emídio de Araújo.
A variedade Antares apresentou resistência às doenças de importância que ocorrem no Mato grosso, incluindo a ramulose, virose, basteriose e mancha-de-Stemphylium. A nova variedade apresenta ainda melhor rendimento no descaroçamento e maior precocidade da colheita, além de carcaterísticas de fio superior à variedade Ita 90 e Ita 96, que vêm sendo utilizadas. (C.C.)