Área de ponkan deve ser reduzida
No Paraná, o cultivo de mexerica concentra-se na região de Cerro Azul (97 km ao norte de Curitiba), com uma área de mais de 11 mil hectares e produtividade média de 26 mil quilos por hectare.
Dados do Departamento de Economia Rural (Deral) apontam que o Estado é o segundo maior produtor em volume do País, perdendo apenas para São Paulo. Em 2003, foram produzidas 160 mil toneladas de frutas e a estimativa é de um aumento para mais de 280 mil toneladas em 2004.
Técnicos do Deral explicam que o crescimento da produção se deu principalmente pelo aumento na área de cultivo das variedades montenegrina e murcote. A produção de montenegrina, que em 2003 ocupava uma área de 748 hectares, cresceu para 764 hectares em 2004. Já a murcote, que antes ocupava uma área de 1.203 hectares, hoje deve ocupar 1.216 hectares.
Mesmo em expansão, o mercado das tangerinas deverá registrar queda na área de cultivo da ponkan. Isto porque os produtores da região de Cerro Azul estão trocando o plantio da fruta pela extração da madeira. Problemas com o escoamento da safra também devem limitar a produção, que deve ficar em 238.806 toneladas contra 240.181 toneladas colhidas em 2003.
A falta do produto no mercado tem elevado o preço da mexerica, cuja caixa com 22 quilos da fruta está sendo comercializada a cerca de R$ 3,50 no Estado. De acordo com informações das Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), em Londrina, por exemplo, o produtor tem recebido mais que a média estadual, em torno de R$ 5,50 por caixa de 22 quilos. (M.G.)





