Maior produtora de crisântemos do Paraná, Apucarana, localizada na região norte, colocou no mercado, em 2024, 360 mil vasos dessa espécie de flor. As informações são do Deral (Departamento de Economia Rural), órgão ligado à Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento).

O VBP (Valor Bruto da Produção) advindo da cultura alcançou R$ 3,4 milhões em 2023, participação de quase metade (47,3%) da riqueza proveniente do cultivo de crisântemos no Estado. Em segundo lugar ficou Uniflor, Noroeste do Paraná, com VBP de R$ 2,5 milhões e participação estadual de 35,19%.

Adriano Nunomura, técnico do Deral de Apucarana, explica que toda a produção de crisântemos em Apucarana vem de um único produtor, a Metta Flores, uma empresa familiar.

Datas comemorativas

A maior chácara fica no Contorno Sul (que chama atenção pelo colorido de suas flores), mas a família tem outras propriedades na cidade para atender a demanda em todo o Paraná. O maior volume de vendas ocorre no Dia de Finados e, na sequência, no Dia das Mães. No entanto, a produção é mantida durante todo o ano para atender o mercado regional e estadual.

Um dos proprietários da Metta Flores, Luís Carlos Metta, destaca que hoje a família conta com duas propriedades na produção de flores, somando 15 alqueires. “Somente na produção de crisântemos, estamos há mais de 40 anos no mercado”, pontua.

Em estufas está toda a produção de crisântemos do município de Apucarana
Em estufas está toda a produção de crisântemos do município de Apucarana | Foto: Arquivo pessoal

A produção de crisântemos começou pelas mãos do pai de Luís, Ildefonso Metta, patriarca da família e que começou também a produzir flores em geral.

Com o tempo, a atividade passou para os seis filhos (Luís Carlos, Carlos Roberto, José Ângelo, Marcos Aurélio, Sérgio Henrique e lldefonso Júnior). Hoje, a empresa está sendo administrada pela terceira geração .

A produção de crisântemo ocorre em estufas, sendo que a principal data para a comercialização da espécie é o Dia de Finados. “Também plantamos para o Dia das Mães e o Dia dos Pais.” A família produz ainda outras espécies de flores, mas o crisântemo é o carro-chefe.

A parceria com redes de supermercados são importantes para o aumento da produção e na lista de clientes há estabelecimentos de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

A espécie é ainda adquirida por distribuidores que remetem as flores para todo o Brasil, inclusive para o Nordeste do país. “Isso se dá pela alta resistência de nossos crisântemos, suportando tranquilamente três semanas em perfeito estado.”

Mão de obra e logística

Para se destacar na produção, Luís destaca o zelo pela planta aliado ao conhecimento, além do uso dos produtos de melhor qualidade do mercado. “Ficamos em cima da produção desde a primeira muda plantada no vaso até o último crisântemo formado ser entregue ao cliente”, destaca.

Hoje, o maior desafio está em conseguir mão de obra, visto que a produção de crisântemos é 100% artesanal manejada pelas mãos. “Não utilizamos nenhum tipo de maquinário”, pontua. Outro desafio é a logística, sendo necessário distribuir uma quantidade crescente ano a ano.

Segundo o ranking elaborado anualmente pelo Deral, Apucarana se tornou a maior produtora de crisântemos do estado a partir de 2021.

Em 2020, segundo o levantamento realizado pelo órgão, Uniflor liderou o ranking, com a produção de 330 mil vasos da espécie, contra 300 mil vasos produzidos por Apucarana.