Imagem ilustrativa da imagem App inclui pequenos pecuaristas nas vendas on-line
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

“Tem um ditado entre os pecuaristas que diz que ‘boi que chega antes, bebe água limpa’. Então, é preciso aprender o quanto antes para acompanhar todas as inovações que estão disponíveis”. Foi 'misturando' o universo do campo com a tecnologia que o produtor de gados de Apucarana (centro-norte), Thiago Augusto Zardo, 42, deu vida ao projeto MinotauroAPP.

Em três meses de lançamento nas plataformas de aplicativos para Android e IOS, o MinotauroAPP já tem mil produtores cadastrados e oportunizou mais de R$ 500 mil em transações. “O aplicativo é uma plataforma digital de rebanhos de bovinos, equinos e ovinos, com o intuito de fazer a inserção da agropecuária no mundo digital. A ideia é aproximar o comprador e vendedor, gerando um ganho de tempo e economia porque o produtor não precisa mais se deslocar para dar início a uma negociação. Está tudo ao alcance das mãos”, explica.

A ideia do projeto surgiu há dois anos por uma necessidade própria. Zardo é formado em medicina veterinária e representa a quarta geração de criadores de gado na família. O maior desafio, segundo ele, foi desenvolver um mecanismo que fosse fácil, gratuito e intuitivo para o público a ser atingido. Para isso, Zardo contou com a parceria do desenvolvedor em Londrina, Thiago Zampieri.

Ao baixar o aplicativo, o vendedor deve fazer um cadastro com nome, endereço e telefone. O próximo passo é colocar o anúncio dos animais. Os compradores poderão utilizar filtros - por distância, categoria, preço, quantidade e peso - para facilitar a busca. Ao se interessar por um anúncio, basta um clique para que uma mensagem instantânea seja enviada ao anunciante.

“Creio que o aplicativo se torna uma ferramenta funcional e de bem coletivo. Quanto mais gente usar, mais anúncios terão e mais negócios sairão, especialmente para os pequenos produtores, pois os grandes tendem a negociar entre eles. Talvez seja esse espaço que os pequenos estejam precisando”, avalia.

Segundo Zardo, o Brasil tem mais de dois milhões de pecuaristas e 80% são pequenos produtores. “O Paraná tem um rebanho de 10 milhões de cabeças de gado e de um total de 100 mil produtores em geral, cerca de 40% a 50% trabalham com bovinos, equinos ou ovinos. O mercado existe, é grande e vai crescer ainda mais”.

Transformação

Antes de colocar o aplicativo em teste com alguns amigos, Zardo estudou o mercado e comportamento dos agropecuaristas por dois anos e afirma que no Brasil, a quantidade de aparelhos celulares é maior que a de gados e o número desses animais é maior que o de habitantes.

“Estamos usando uma ferramenta que já está nas mãos de todos os pecuaristas e a ferramenta é fácil de ser usada. Ela pode ser neste momento uma opção a mais para negociar, mas no futuro próximo será inevitável. Já vi alguns projetos parecidos, mas é generalizado, envolvendo trator, propriedades rurais e não tem muitas facilidades”, comenta.

Ao defender o projeto, Zardo cita que o aplicativo dispensa a figura de um corretor, justamente pela comunicação facilitada entre os interessados e destaca que o alcance dos anúncios é por todo o País. Ele também aposta no comportamento do mercado agropecuário atual.

"A barreira sanitária instalada no Paraná por causa da febre aftosa é um ‘incentivador’ para as transações locais porque o Estado não está permitindo a entrada de gados vindos de outras localidades. Um acordo com Santa Catarina e o Rio Grande do Sul ainda está em andamento. Então, este é o momento", diz.

Para Zardo, a fusão do campo com os recurso tecnológicos é um caminho sem volta. “Estamos falando muito sobre a inclusão digital no agronegócio, da internet das coisas. Hoje, temos tratores totalmente automatizados, a agricultura de precisão, o monitoramento por drones. É a disrupção do mundo antigo e nem meu avô e nem os escritores de ficção científica de anos atrás poderiam imaginar que chegaríamos a tanta inovação”, conclui.