A Associação dos Produtores Hortifruti de Carlópolis (APC) faz a venda de frutas e olerícolas de 110 produtores da região. A entidade, formada em 1996, comercializou em 2001 cerca de 5 mil toneladas. A venda da produção em grande escala, por meio da associação, permite obter maior margem de lucratividade e investimentos no aperfeiçoamento da qualidade da produção.
Segundo o presidente da APC Ilésio Machado a fruticultura e a olericultura são responsáveis pela geração de quase 600 empregos no município. No caso da goiaba a comercialização da safra é feita nas principais redes de supermercados da região sul do País, sendo Rio Grande do Sul e Santa Catarina os principais consumidores. Produtos como vagem, pepino e outras olerícolas também são produzidos por associados da APC. Além da goiaba há cultivo de manga, banana-maçã, banana-ouro, maracujá doce e azedo, pêra, lichia, figo da Índia, romã e atemóia.
Apoio A assistência técnica do projeto da APC e o desenvolvimento do programa são feitos pelos engenheiros agrônomos da Emater. No início de janeiro a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) determinou a elaboração de um plano para promover a produção de frutas na região. A estratégia é fazer também dias de campo, folders e divulgação na imprensa, além da liberar um técnico especializado em fruticultura para os produtores.

mockup