A maratona tecnológica Agrohackathon premiou as melhores soluções apresentadas para os produtores rurais. Com o tema “Monitoramento da propriedade rural”, a competição teve como campeões quatro equipes, dos municípios de Curitiba, Pato Branco, Ibiporã e Assis Chateaubriand.

Ao todo, participaram da disputa 35 equipes multidisciplinares (oito em Ibiporã, oito em Assis Chateaubriand, nove em Pato Branco e dez em Curitiba). A maratona envolveu 186 competidores, entre estudantes de graduação e pós-graduação, alunos de colégios agrícolas e profissionais do mercado.

Os integrantes das oito equipes classificadas na etapa regional ganharam smartphones e os quatro vencedores ganharam notebooks, sendo que cada equipe ganhou um processo de pré-incubação por seis meses.

PRODUTO COMERCIAL OU STARTUP

“Após o período de pré-incubação, veremos a possibilidade de os projetos virarem um produto comercial, uma startup, ou ainda de a ideia ser vendida para alguma outra empresa”, explica Ieda Donada, gerente de TI do Sistema Faep/Senar-PR.

O principal objetivo da Agrohackathon é apresentar aos jovens estudantes as realidades do campo, provocando-os a buscar soluções para os problemas enfrentados no dia a dia pelos produtores rurais. “As soluções incluem ainda as demais empresas que se relacionam com esses produtores, como fornecedoras de insumos, assistência técnica, seguradoras e bancos”, lista.

A iniciativa é produto de parceria da Faep com a UFPR e a Agrociência Cooperativa. “Estamos oportunizando a aproximação do mundo acadêmico com o meio rural, criando soluções tecnológicas para melhorar o ambiente de produção agropecuária do nosso estado e do país, garantindo a principal função do setor: de alimentar o mundo”, conclui.

EQUIPES VENCEDORAS

Com foco no pequeno produtor de leite, a equipe vencedora de Pato Branco desenvolveu um equipamento que faz a análise individual do leite de maneira automática, evitando a contaminação de um lote.

Os cinco integrantes da equipe levaram, ao todo, 60 horas para criar a ferramenta. “A viabilidade de esse equipamento ser implantado em propriedades rurais é clara, pois ao mesmo tempo que evita o prejuízo dos produtores, creio que poderia ser comercializado a um valor superacessível”, destaca Samuel Moraes, professor da rede estadual integrante da equipe.

Ele acredita que, uma vez implantado, o equipamento representa uma garantia de que não haverá desperdício nem a contaminação do leite. “Principalmente quando alguma vaca possui mastite, pode haver a contaminação de um lote de leite podendo provocar prejuízos que passam dos R$ 150 mil”, conclui.

MEDIDOR

A equipe vencedora de Ibiporã, por sua vez, desenvolveu a ideia de um equipamento, denominado DRD, que analisa o uso de defensivos agrícolas, informando se o alimento está contaminado com excesso de defensivos. A análise é feita por meio da foto do alimento.

O protótipo foi desenvolvido em 18 dias. Por meio da inteligência artificial, o equipamento fez uma análise mostrando se o tomate está sem ou com contaminação.

“Essa solução daria mais controle nas aplicações de defensivos, proporcionaria economia em logística, em análises laboratoriais e também propiciaria um manejo mais consciente e seguro, beneficiando a saúde do produtor e do consumidor”, lista o estudante Elias Junio Muller Coelho, membro da equipe.

SERVIÇOS AMBIENTAIS

A equipe vencedora de Curitiba desenvolveu um serviço de consultoria focado no Pagamento por Serviços Ambientais.

O objetivo da solução é prover informações de qualidade ao produtor para que identifique oportunidades de monetização e de venda de serviços ecossistêmicos, como a compensação de danos ambientais, por exemplo. A proposta atua nas duas pontas, identificando produtores que possuem reserva legal e empresas que necessitam de serviços ambientais.

APLICATIVO

A equipe vencedora de Assis Chateaubriand, por sua vez, desenvolveu um aplicativo com a proposta de unificar o armazenamento de documentos e informações da propriedade rural, incluindo dados de produtividade, matrículas, notas fiscais, reunindo toda essa documentação em um mesmo local digital. O propósito é reduzir o uso de papel e auxiliar os produtores rurais na condução da propriedade.

PARTICIPANTES DAS EQUIPES VENCEDORAS

Assis Chateaubriand: Karoline Frazão Alves, Ana Paula Ferro Campinas, Luiz Henrique Zavantini Feltrin, Grazielli Bueno e Ricardo Heinemann.

Curitiba: Thais Vitoria Prestes Pedroso, Jerrard Joly Gbur dos Santos, Mirella Wiese e Jessica Frieling.

Ibiporã: Elias Junio Muller Coelho, Giovanni dos Santos Schizzi Meireje de Carvalho, Jean Carlos Monteiro Miguel, Lucas Vilas Boas de Lima, Pedro Henrique Ramalho Faustino e Ygor Eguchi Mohana.

Pato Branco: Luana Rodrigues, Samuel Moraes, Maria Cecília, Luiz Argenton e Danilo Niz.

(Com informações da Faep)