A Integrada Cooperativa Agroindustrial realizou, de 31 de janeiro a 02 de fevereiro, a 7ª edição do AgroTec, evento de inovação tecnológica no campo, que este ano teve como tema “Agro Responsável: Produtividade Sustentável para resultados de excelência”.

O AgroTec 2024 foi realizado na UDT (Unidade de Difusão Tecnológica da Integrada) e reuniu aproximadamente 4 mil pessoas entre cooperados, clientes, parceiros e colaboradores da cooperativa. "Disponibilizamos o que há de melhor no mercado do agronegócio para os produtores rurais conhecerem as inovações que auxiliam na produtividade no campo e que estão disponíveis no mercado”, ressaltou Wellington Furlaneti, gerente técnico da Integrada.

A alta tecnologia foi apresentada aos participantes do Agro Tec através de circuitos técnicos
A alta tecnologia foi apresentada aos participantes do Agro Tec através de circuitos técnicos | Foto: Cristina Cardoso/Divulgação/Integrada

Foram três dias de imersão em conteúdos do agronegócio. A alta tecnologia foi apresentada aos participantes através dos circuitos técnicos, onde os produtores receberam informações sobre assuntos relevantes como a importância do manejo físico do solo e fungicidas biológicos no manejo de doenças.

O especialista em mercado do agronegócio, Ismael Menezes apresentou informações atualizadas na sua palestra, que teve como tema “Riscos X Oportunidades: Perspectiva e Tendência de Mercado Safra 23/24 e 24/25”.

VENCER AS ADVERSIDADES DO MERCADO

Para o cooperado Edgar Motoyama, a palestra mostrou que existem possibilidades de vencer as adversidades do mercado. "Achei fantástico. Recebi informações de como está a produção fora do Brasil e como estamos aqui. Estou com uma nova visão sobre o mercado”, declarou.

O AgroTec 2024 destinou um espaço especial para a apresentação dos equipamentos agrícolas. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os pulverizadores e plantadeiras e, também, os drones, que aliados à tecnologia do Xarvio, geram economia para o produtor rural. "Através desta tecnologia é possível mapear a área e, então, a pulverização é feita apenas nos locais onde tem planta daninha. Com isso, a economia pode chegar a 50%”, explica Wesley Brogio, agrônomo do setor de agricultura de precisão da Integrada.

A apresentação de cultivares de soja também teve destaque no AgroTec 2024. A nova cultivar BRS 1064IPRO, que foi lançada oficialmente no evento, tem característica diferenciada. "Essa variedade se destaca pelo potencial produtivo, pela estabilidade, tem o porte controlado, tem um bom engalhamento e isso, certamente, vai significar um maior número de vagens, uma maior produtividade”, afirmou André Prando, pesquisador da Embrapa Soja.

Realizar o evento em Londrina representou para o cooperado Guy Mitsuyaki Tsumanuma o crescimento da cooperativa. "Nos anos anteriores, o AgroTec era realizado em Assaí. É sempre importante ter esta visão de estar mais perto dos grandes centros, mais próximo da matriz. O objetivo é fazer um evento melhor para os cooperados”, disse.

CAPACITAÇÃO

O diretor-presidente da Intergrada, Jorge Hashimoto, falou, no seu discurso de abertura, sobre a importância de capacitar os cooperados. "Temos como missão promover o desenvolvimento e gerar valor para os cooperados”, disse Hashimoto.

"Estamos vendo aqui um novo jeito de fazer agricultura, com tecnologia e inovação. São estas ferramentas que irão sustentar o agronegócio no futuro”, declarou o secretário de agricultura e do abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre disse que a agricultura precisa, cada vez mais, produzir com sustentabilidade. "A agricultura no Brasil é viável. Eventos como o AgroTec mostram que o Paraná não para, sempre em busca de inovações no campo”, ressaltou.

EXCELÊNCIA NO CAMPO

A cooperada Angélica Cieslak Rodrigues participou do AgroTec 2024 e afirma que se surpreendeu com as tecnologias apresentadas. "Conheci a tecnologia com os drones, insumos de qualidade, é a excelência no campo. O agro está cada vez mais exigente, precisamos estar qualificados”, afirmou a cooperada.

O evento reuniu mais de 40 expositores, que apresentaram produtos com tecnologias inovadoras, que contribuem para proteger o potencial produtivo das lavouras.

O cooperado, Sinézio de Souza Júnior participou do evento acompanhando um investidor russo, interessado em conhecer as inovações brasileiras. “Estou muito impressionado com a maneira que vocês estão recebendo os produtores neste evento. É uma união de pessoas em busca do mesmo objetivo, que é trazer conhecimento. Fui muito bem recebido pela diretoria da Integrada, agradeço a todos”, declarou Maxim Shahov. (Com assessoria de imprensa da Integrada)