O território paranaense conta com mais de 300 mil estabelecimentos agropecuários, segundo o Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Agricultores produziram uma riqueza que quase alcançou R$ 200 bilhões no ano passado.

No Dia do Agricultor, 28 de julho, não faltam motivos para comemorar, assim como desafios crescentes a serem superados. A reportagem entrevistou dois dirigentes de entidades representativas e quatro agricultores para listar o que essa classe tão relevante para o Estado tem a celebrar neste 2023.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR, reforça que a mobilização dos agricultores foi testada no último ano.

Ágide Meneguette:  mobilização dos agricultores foi testada no último ano.
Ágide Meneguette: mobilização dos agricultores foi testada no último ano. | Foto: Divulgação/Faep

“Cito como exemplo a tentativa do governo estadual impor uma taxação ao agronegócio para criar um fundo de infraestrutura e logística. A força da nossa união possibilitou uma resposta rápida à classe política, o que resultou na retirada da urgência da tramitação do projeto de lei na Assembleia Legislativa”, destaca.

Segundo o dirigente, a união dos agricultores evitou um prejuízo bilionário que seria imposto exclusivamente nas costas da categoria. “Por isso, se há algo que devemos celebrar é a força da nossa união, da representatividade sindical e do engajamento dos nossos líderes rurais com suas bases”, completa.

LEIA MAIS:

Jovens cooperativistas usam metaverso para buscar soluções inovadoras

Meneguette relembra que desde 2018, quando teve fim a contribuição sindical obrigatória, a classe vem trabalhando dentro do PSS (Programa de Sustentabilidade Sindical).

“Essa iniciativa tem promovido uma reviravolta em cada Sindicato Rural, com a melhoria na gestão de cada entidade visando a continuidade da prestação de serviços, da representatividade e da atração de mais pessoas para se engajarem com o Sistema Faep/Senar-PR.”

ALTO POTENCIAL

Marcelo Janene El-Kadre, presidente da SRP (Sociedade Rural do Paraná), lembra que o Paraná é o estado com o maior potencial agrícola do país, sendo que mais de 12% do território do Paraná é considerado “muito bom”.

Marcelo Janene El-Kadre, presidente da SRP:  Paraná é o estado com o maior potencial agrícola do país
Marcelo Janene El-Kadre, presidente da SRP: Paraná é o estado com o maior potencial agrícola do país | Foto: Divulgação/SRP

“No Brasil, esse índice fica em 2%. A fertilidade do solo e o clima paranaense permitem aos agricultores potencializar e elevar a sua produção cada vez mais. Esse é, sem dúvidas, um grande motivo a ser celebrado e um diferencial dos agricultores do nosso estado.”

Segundo o dirigente, no entanto, não se deve olhar para o dia 28 de julho com um viés romantizado, visto que os agricultores enfrentam diariamente imprevisibilidades climáticas, oscilações de mercado e custos crescentes.

“O trabalho árduo e desafiador de alimentar o país e o mundo requer, além de muita resiliência, a promoção de políticas e ações que valorizem e incentivem esses profissionais para que sigam sendo peça fundamental na geração de empregos, na consolidação do Brasil na produção de grãos e no fortalecimento do mercado exportador.”

RECORDE DE PRODUÇÃO

Produtor de soja em nova Fátima, Paulo Rogério Gulhão celebra 2022/2023 como o período em que testemunhou a maior safra do grão de todos os tempos. “O clima, com chuva na quantidade certa, e a tecnologia favorável influíram muito”, pontua.

O produtor Paulo Gulhão celebra a maior safra de soja de todos os tempos
O produtor Paulo Gulhão celebra a maior safra de soja de todos os tempos | Foto: Arquivo pessoal

Ele produziu, ao todo, 10 mil toneladas em sua propriedade de 3 mil hectares, sendo que 80% da produção foi comercializada para a Cocamar e o restante foi vendido para a Integrada e a Belagrícola.

“Nos tornamos o celeiro do mundo em muito pouco tempo, mesmo lutando contra uma política desfavorável por muitas vezes, sem contar com a ação do clima”, destacou.

INVESTIMENTO

Produtora de café em Tomazina, Eloir Inocência Nogueira de Souza destaca o investimento em maquinário como o principal motivo para celebrar o Dia do Agricultor.

“Conseguimos implantar na propriedade um novo secador estático para os nossos cafés. Com essa aquisição, avançamos nas melhorias em nossa propriedade.”

Souza tem hoje 9,5 hectares plantados de café, totalizando 34 mil pés que produzem seis variedades distintas.

Eloir de Souza produz café em Tomazina.  "Saber que meu trabalho ajuda a movimentar a economia do país me deixa orgulhosa”, diz
Eloir de Souza produz café em Tomazina. "Saber que meu trabalho ajuda a movimentar a economia do país me deixa orgulhosa”, diz | Foto: Arquivo pessoal

“São tantos motivos para se comemorar o Dia do Agricultor. Mas o principal deles é eu poder, junto com minha família, trabalhar na terra, plantar, produzir e dela tirar o sustento da minha família. Saber que meu trabalho ajuda a movimentar a economia do país me deixa orgulhosa”, conclui.

PRODUTIVIDADE AUMENTOU 30%

Produtor de erva-mate em Cruz Machado, Mateus Semmelmann celebra uma produtividade 30% maior neste ano em comparação aos anos passados. “Apesar de o preço do nosso produto ter tido uma queda neste ano, o volume maior comercializado acabou compensando”, destacou.

Mateus Semmelmann, na lavoura de erva-mate, celebra uma produtividade 30% maior neste ano em comparação aos anos passados
Mateus Semmelmann, na lavoura de erva-mate, celebra uma produtividade 30% maior neste ano em comparação aos anos passados | Foto: Arquivo pessoal

Nos 150 hectares de erva-mate cultivados, Semmelmann conseguiu colher 300 toneladas. “Foi uma das maiores safras dos últimos anos. Tivemos uma renda bem melhor neste ano em comparação a outros anos”, acrescentou.

PONTE ENTRE O CAMPO E A CIDADE

Produtor de morangos da agricultura familiar em São José dos Pinhais, Odiclei Buhrer se orgulha de celebrar o Dia do Agricultor.

“Tenho orgulho de ser agricultor porque é muito importante o nosso papel na sociedade. Somos uma ponte que leva o alimento à casa das pessoas, uma peça importante para a economia das cidades”, destaca.

Produtor de morangos, Odiclei Buhrer tem orgulho da profissão: "Somos uma ponte que leva o alimento à casa das pessoas"
Produtor de morangos, Odiclei Buhrer tem orgulho da profissão: "Somos uma ponte que leva o alimento à casa das pessoas" | Foto: Arquivo pessoal

Buhrer busca sempre estar perto dos clientes praticando um ótimo atendimento e preço justo. “Fazemos o nosso trabalho com muito empenho e dedicação para que eles não sejam apenas clientes, mas amigos”, conclui.