Com enfoque na agricultura familiar, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) leva ao Parque Ney Braga resultados de pesquisas com milho, trigo, café, arroz, plantas medicinais, prevenção de geadas, adubos verdes, manejo de solos e reflorestamento. As atrações poderão ser conferidas no estande do Instituto, na Via Rural (Fazendinha) e na Mostra Internacional de Tecnologias para o Agronegócio (Ruraltech).
As pesquisas desenvolvidas nas Redes de Referências para a Agricultura Familiar são o tema central do estande montado pelo Iapar. Com auxílio de uma maquete, preparada em parceria com o curso de design da Unopar, será possível entender todos os aspectos técnicos, sociais e econômicos de uma propriedade familiar ligada ao projeto.
''Uma rede é um conjunto de propriedades representativas de determinado sistema de produção familiar'', explica João Passini, coordenador de Difusão de Tecnologia do Iapar.
Diferentemente do modelo convencional de pesquisa, conduzido em estações experimentais, as Redes de Referências privilegiam a investigação científica na propriedade e a participação do produtor no diagnóstico e na busca de soluções para os problemas.
Os registros técnicos e econômicos vão para um banco de dados. ''Quando o produtor valida (aprova) as propostas implantadas, as informações passam a constituir referências para orientação de outros agricultores com características semelhantes'', conclui o pesquisador.
Na Ruraltech, instalada no pavilhão internacional, o Iapar vai apresentar alguns projetos como: Software para aproveitamento de chorume suíno como fertilizante, dos pesquisadores João Henrique Caviglione e Celso Castro Filho; Desenvolvimento de cultivares de feijoeiro funcionais, de Vânia Moda Cirino; Manejo integrado de cancro cítrico, de Rui Pereira Leite Júnior e IPR 98 - nova cultivar de café resistente à ferrugem, de autoria de Tumoru Sera.
A novidade na Via Rural será a estação meteorológica completa. O produtor que visitar a Fazendinha vai acompanhar os pesquisadores na coleta de dados como temperatura (máxima, média e mínima), velocidade do vento, umidade relativa do ar, precipitação e radiação solar.
Também haverá demonstração de técnicas para prevenção de geadas em café, espécies para reflorestamento, adubos verdes e novas opções - altamente promissoras - de pastagens. Em todas as unidades haverá pesquisadores e técnicos para esclarecer as dúvidas do visitante.

mockup