Agricultor abre financiamento coletivo para lançar livro
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de outubro de 2020
Reportagem local
Cultura é uma palavra derivada do latim que significa “ato de cultivar”. A palavra deu origem tanto a expressões ligadas à lavoura e ao cuidado da terra, como ao conjunto de conhecimentos e hábitos das sociedades. É essa abordagem de Nei Zuzek no livro "Cultura & Agricultura", editado pela Reler.
A obra aborda a experiência de um escritor que mudou radicalmente seu estilo de vida: da agitação urbana para a realidade pacata no campo, movimento que permitiu uma proximidade com a natureza, a prática da yoga e da meditação.
Há cinco anos, Zuzeki trabalha com a agricultura para promover uma alimentação de qualidade, e isso depende do uso respeitável do solo, das águas e plantas. Ele e sua família recuperaram uma terra que estava contaminada com agrotóxicos, dentro da Área de Preservação Ambiental do Passaúna - uma das principais fontes de água potável de Curitiba.
Trabalhando na horta, Zuzek une seu trabalho de designer e escritor ao trabalho de hortelão, e o cuidado que tem com a terra gera bons frutos e boas histórias. Dessa forma, seu livro se propõe a narrar a busca por uma forma de vida mais sustentável, convivendo com o meio ambiente, realizando um cultivo diversificado e resiliente.
“Sempre fui uma pessoa da ‘cultura’: filho de professor, designer, urbano. Mas, achei muito engraçado que o pessoal da roça usa a palavra cultura para se referir às plantações: a cultura do milho, a cultura das hortaliças. Eu achei isso tão profundo, tão sábio e tão radical que comecei a escrever esse livro”, explica.
Hoje, ele vê o trabalho na horta como uma oportunidade de contribuir com a limpeza do solo e do ambiente. “A natureza é muito abundante e estou grato de poder viver no campo e compartilhar esse livro. Meu sonho é fazer crescer essa horta ao infinito”, conclui o autor.
Financiamento
"Cultura & Agricultura", editado pela Reler, faz parte de um projeto de financiamento coletivo, em que leitores e apoiadores contribuem com um valor e escolhem uma entre as recompensas disponíveis. Além do livro, os apoiadores ajudarão Zuzek e sua família a adquirir um “tratorito” (motocultivador) para continuar cuidando da terra e seguir cultivando alimentos orgânicos.
O tratorito vai melhorar e muito a colheita: em cinco minutos, ele faz o que a enxada demora uma hora para fazer. A recompensa, então, é dobrada: além do livro, o apoiador contribuirá para multiplicar a produção de uma alimentação saudável!
As colaborações podem ser feitas a partir de R$ 35,00 para adquirir livro em formato digital e R$ 49,00 para o exemplar impresso autografado. A campanha em vigor no site Catarse está disponível até o dia 15 de novembro. Para apoiar, basta se cadastrar no site, escolher o valor da colaboração e a forma de pagamento, que pode ser em cartão de crédito ou boleto bancário. Conheça a campanha em: https://www.catarse.me/agri-cultura