AGENDA


Arquivo

-


Cursos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) dará segunda-feira e terça- feira, no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), localizado em Ibiporã, no Norte do Paraná, curso sobre como preparar e conservar peixes. Em março o Senar dará sequência a sua programação de cursos no CTA, começando dias 1º e 2 com Plantio Direto, para maiores de 18 anos; Como Construir Estufas Plásticas, dia 1º; produção de Hortaliças em Estufas, dia 2; e Manejo de Pragas e Doenças em Estufas, dia 3 (para maiores de 18 anos); dias 9 e 10 – Derivados de Leite. Os cursos destinam-se a produtores rurais, trabalhadores na agricultura, suas esposas e filhos. Inscrições pelo telefone (operadora) 43-258-2533 ou pelo e-mail [email protected].

Arroz
Os prazos de vencimento de custeio do arroz foram prorrogados de junho e julho para novembro e dezembro deste ano, pelo Ministério da Agricultura. Com isso, R$2,8 bilhões em Aquisições do Governo Federal (AGF), Empréstimos do Governo Federal (EGFs), contratos de opção de venda e prorrogação do vencimento das parcelas de custeio do arroz ficam mais alguns meses ‘‘no bolso’’ dos rizicultores. O vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Carlos Sperotto, presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), diz que as medidas ‘‘foram adotadas no momento oportuno para a safra agrícola, antecipando-se à comercialização.’’

Comercialização
‘‘Instrumentos de Comerciaização da Safra 2000’’ é o tema da teleconferência que Benedito Rosa do Espírito Santo, secretário nacional de Política Agrícola, e Ricardo Conceição, diretor de Crédito Rural do Banco do Brasil, apresentarão dia 29 deste mês, das 8h40 às 10h40. no auditório do Senar em Curitiba. A teleconferência poderá ser acompanhada em televisores ligados a antenas parabólicas (transponder 1282, polarização vertical, frequência de 4190 khz) ou nos canais 21 a 24 da parabólica e no Canal Rural - canal 35 da NET). Promoção da Faep, Senar, Sebrae e Canal Rural.

Secagem de plantas
Além das técnicas de cultivo, são muito importantes as técnicas de secagem das plantas medicinais, para que elas possam manter sua qualidade. Existem várias etapas na pós-colheita, principalmente para quem tem interesse comercial neste tipo de cultivo. Exite a pré-secagem, secagem propriamente dita, limpeza, embalagem e armazenamento. O preço obtido pelo produtor será diretamente proporcional à qualidade de suas ervas, pelo teor e pela qualidade do princípio ativo contido no material. Para orientar produtores e processadores de plantas medicinais, será realizado nos dias 29 e 30 de abril um curso sobre Secagem de Plantas Medicinais, no Senai, em Campinas. Mais informações pelo telefone (operadora)-14-821-1866

Café
Está programada para o final de março nova previsão da produção de café, safra 99-2000, pela Embrapa. No cálculo anterior a Embrapa previra 28,9 milhões de sacas, enquanto Leon Yallouz, ex-funcionário do USDA, previa colheita de 25 a 27,5 milhões de sacas.