Adubo verde mantém produção
O plantio de espécies usadas como adubo verde durante os meses mais frios do ano não traz benefícios apenas para o solo, que tem nestas plantas grandes aliadas na recuperação da fertilidade. Nabo-forrageiro, tremoço e canola são algumas das culturas de inverno que têm colaborado, também, para a manutenção da produção de mel numa época em que aumenta muito o consumo e que, até alguns anos atrás, era caracterizada pela redução drástica no volume produzido pelos apicultores.
O apicultor Dirceu Maciel explica que, como não se alimentava direito no período de março a agosto, pela falta de flores, a população das colméias ficava muito reduzida. Assim, com a chegada da primavera, o trabalho das rainhas se concentrava, antes de mais nada, à produção de novas operárias, que só se encontrariam em condições de começar a produzir mel quando as flores já começavam a ficar escassas novamente. Os campos de adubo verde resolveram parte deste problema.
A abelha leva 21 dias do nascimento à fase adulta, quando sai à procura de pólen e, só então, começa a produzir mel. Por isso, uma das estratégias dos apicultores é deixar as colméias em locais com bastante alimento disponível para, assim que entrarem em fase de produção, não precisarem perder tempo à procura de flores. (S. L.)





