Da Redação
O nelore quer ser sinônimo de carne de qualidade. Este é o principal objetivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) para o ano 2000. Por trás dessa proposta, está a criação de uma aliança mercadológica envolvendo produtores, frigoríficos, distribuidores e pontos de venda.
‘‘Para ter um programa de valorização da carne consistente, é preciso ter uma entidade representativa e a ANCB inicia em 2000 uma campanha para aumento do número de sócios’’, explica o presidente da entidade, Carlos Viacava.
Os planos são arrojados. De acordo com Carlos Viacava, o objetivo é chegar aos 30 mil sócios. Hoje são 350 sócios. ‘‘A raça Nelore é a base da pecuária nacional. São cerca de 100 milhões de animais no País, responsáveis por 80% dos mais de 6 milhões de toneladas de carne produzidas por ano. Temos de atrair os criadores que ajudam a raça a ser tão forte’’, explicou Viacava aos cerca de 600 pecuaristas presentes ao Nelorefest, evento realizado pela ACNB, no mês de dezembro, em São Paulo.
Novilho precoceA ACNB planeja uma série de ações para o ano 2000. Estão programados dois abates técnicos de 3 mil cabeças, fortalecimento do Programa do Novilho Precoce da Raça Nelore, valorização do programa de melhoramento genético da Universidade de São Paulo, que hoje atende a 130 propriedades, realização de pelo menos dez dias de campo, expressiva participação na Expozebu e Expoinel, ambas em Uberaba (MG), fortalecimento do ranking de criadores e expositores e a realização do Simpósio ‘‘Nelore 2000’’. Esse simpósio, segundo Viacava, deverá tratar de qualidade de carne, manejo, genética e meio ambiente. ‘‘Com estas iniciativas vamos valorizar ainda mais a raça nelore e atrair para a ANCB mais pecuaristas’’, confia Viacava.
Durante o Nelorefest, que aconteceu em São Paulo, foram homenageados criadores, entidades de classe e empresas que se destacaram em 1999, com a entrega do troféu Nelore de Ouro, oferecido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.
Foi a segunda edição do prêmio. Para aproximar a raça nelore dos paulistanos, a ACNB promoveu um passeio de animais da raça por algumas avenidas de São Paulo. O Nelorefest contou, ainda, com um leilão de embriões: foram vendidos 24 lotes por R$205,1 mil; média de R$8.545,00.
Os premiados no Nelore Ouro de 1999 foram:
Categoria Personalidades
Famílias de Neloristas: Alberto Laborne Vale Mendes/Fazenda Sabiá (Capitólio, MG) e Paulo Lima/Plantel GR (Presidente Prudente).
Instituições de Fomento: Sociedade Rural Brasil, de São Paulo/SP (Questão Fundiária) e Instituto de Zootecnia, de Sertãozinho/SP (Melhoramento Genético).
Amigos do Nelore: José Marques da Costa Vítor (Marketing), Pedro Eduardo de Felício (Qualidade de Carne) e Reinaldo Bertin (Produção).
Raças Irmãs: Associação Brasileira do Angus e Associação Brasileira da Raça Piemontesa.
Categoria Empresas de Destaque
Central de Transferência de Embriões: 7 Estrelas Embriões (Campo Grande, MS);
Comercialização: Canal do Boi (Campo Grande, MS);
Defensivos Agrícolas: DowAgrosciences (São Paulo, SP);
Fertilizantes: Serrana (São Paulo, SP);
Frigorífico: Grupo GJ/Frigovira (Naviraí, MS);
Insumos para Nutrição Animal: Serrana (São Paulo, SP);
Rações: Agribrands do Brasil/Purina (Paulínia, SP);
Sal Mineral: Tortuga (São Paulo, SP).
Centrais de Inseminação
Destaque em Animais Grandes Campeões: Nova Índia (Uberaba, MG);
Destaque em Provas de Ganho de Peso: Yakult (Bragança Paulista, SP);
Destaque Regional: Tairana (Presidente Prudente, SP);
Destaque em Programas de Melhoramento Genético: Lagoa da Serra (Sertãozinho, SP);
Destaque em Maior Volume de Vendas: Pecplan ABS (São Paulo, SP);
Destaque em Maior Volume de Vendas de Nelore: Central VR (Uberaba, MG).