da Redação
Cozido em buracos feitos no chão, o prato leva dez tipos de legumes, além de carne de ovinos e uma fruta. O paladar é excêntrico e a cada ano atrai mais pessoas. A Festa Nacional do Carneiro no Buraco já faz parte do calendário oficial de eventos do Paraná.
Além do prato típico, que é preparado e servido segundo um ritual, a festa terá shows e uma etapa do Circuito Nacional Rodeio Universitário Cowboy Forever. Campo Mourão, cidade com pouco mais de 80 mil habitantes, localizada no Centro-Oeste do Paraná, situa-se a 450 quilômetros de Curitiba, e promove sua Festa do Carneiro no Buraco sempre no segundo domingo de julho. Além de paranaenses, ela recebe visitantes de outros Estados e de países vizinhos, como Paraguai e Argentina.
Este ano serão preparados 120 tachos do carneiro, que será servido, das 11h30 às 14h30. por dez clubes de serviços, colônias, associações e outras entidades filantrópicas locais. O convite individual para consumir à vontade o prato típico de Campo Mourão custa R$8,00 (adulto) e R$4,00 (criança de até 10 anos). Com o Carneiro no Buraco são servidos arroz branco, pirão e salada de almeirão. Além da utilização de todas as dependências dos restaurantes, lanchonetes e o pavilhão da indústria e comércio do Parque de Exposição, serão instaladas estruturas especiais, para assegurar conforto aos participantes.
Os convites já estão sendo vendidos pelas entidades que irão servir o prato típico na festa: Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Provopar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Rotary Club, Caixa Econômica Federal, Centro de Tradições Gaúchas ‘‘Índio Bandeira’’, acadêmicos de Comércio Exterior e Medicina Veterinária do Centro Integrado de Ensino Superior (Cies) e as colônias italiana, portuguesa e japonesa. À frente da promoção está a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (telefone: 044/822-1144, ramal 383; e-mail [email protected]) de Campo Mourão.
PreparaçãoA preparação do Carneiro no Buraco é acompanhada de rituais (alguns realizados durante a madrugada) que todos os anos são seguidos por milhares de pessoas, atraídas pela tradição e pelo espetáculo visual. Na preparação do prato, mais de 70 pessoas gastam em torno de 12 horas. Elas trabalham na cozinha única (a cargo de uma entidade local denominada Associação Panela), onde os ingredientes são processados e os 120 tachos são preparados em sistema de linha de montagem.
Dez tipos de legumes e tubérculos, oito de temperos e um tipo de fruta, além de carne de carneiro, são utilizados na preparação do prato típico do município. O prato é cozido dentro de um buraco de 1,5 metro de profundidade e 1,05 metro de largura. A descida do tacho, de 30 polegadas de largura, com todos os ingredientes, é antecedida da queima de 2 metros cúbicos de lenha dentro do buraco, durante seis horas. Após a colocação do tacho sobre o braseiro, o buraco é vedado. Seis horas depois o tacho é retirado e começa o atendimento aos visitantes.
Ritual do fogoAs mais de seis toneladas de ingredientes serão preparadas durante todo o dia 10, em um pavilhão do Parque de Exposição, sob a supervisão de técnicos da Vigilância Sanitária. Por volta das 20 horas, no mesmo local, terá início a montagem dos tachos. O Ritual do Fogo (que marca o acendimento simultâneo do fogo nos 120 buracos) está previsto para as 23h30 do dia 10, acompanhado de show pirotécnico; a colocação dos 120 tachos nos buracos aquecidos será iniciada às 5 horas do dia 11.
O tacho número 1 será retirado às 11 horas pelo prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (PPS), acompanhado de autoridades estaduais e federais convidadas. Na sequência serão retirados os demais tachos, e as entidades começarão a servir o prato típico por volta das 11h30. ‘‘A Festa do Carneiro no Buraco dá projeção nacional, e até internacional, ao município, atraindo a cada ano maior número de pessoas. O prato típico acabou transformando-se em símbolo de Campo Mourão’’, salienta Tezelli.
A programação prosseguirá no período da tarde, com show de Antônio Marcos e Fábio (14h30), e a final da etapa do Circuito Nacional do Rodeio Universitário Cowboy Forever (às 16 horas).
As atividades no Parque de Exposição de Campo Mourão começarão no dia 8 de julho, com o funcionamento da Cidade Texana e da Avenida do Artesanato, além de shows, rodeio, apresentações de ballet country e da coreografia do Carneiro no Buraco, bailes e funcionamento de restaurantes e lanchonetes. A promoção tem o apoio do Banco do Brasil, Secretaria de Esportes e Turismo do Governo do Estado, Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo) e da Embratur.Prato típico do município, será servido dia 11 para mais de sete mil pessoas, no Parque de Exposições
DivulgaçãoA panela, no fundo do buraco. Os índios cozinhavam carne no buraco, para evitar propagação do fogoBateria de buracos, soltando labaredas ao serem esquentados para receber as panelasAgora, a melhor hora: o momento de saborear o Carneiro no Buraco de