2009 foi o mais chuvoso dos últimos 30 anos
Manifestações e queixas da população sobre o excesso de chuva dos últimos meses não são por acaso. Segundo dados do Instituto Tecnológico Simepar, 2009 foi o mais chuvoso dos últimos 30 anos na região de Londrina, com 2.335,5 milímetros, contra a média histórica de 1.467,5 milímetros. Janeiro de 2010 também já bateu recorde: até a manhã da última quarta-feira havia chovido 325 mm, bem acima da média do mês inteiro de 212 mm (ver infográfico).
De acordo com Ângela Beatriz Costa, meteorologista do Simepar que atua na estação meteorlógica instalada no Iapar, o excesso de chuvas é mesmo consequência do El NiÀo. ''Temos as condições de umidade e calor favoráveis às chuvas; as frentes frias vindas do Sul entram com facilidade e em contato com as massas de ar quente vindas da Amazônia provocam a chuva'', diz.
Ângela afirma que os efeitos do fenômeno deverão ser sentidos até meados do outono. Assim, a tendência é de uma estação com precipitações acima da média o que, segundo ela, vai exigir do produtor mais atenção ao planejar a produção. ''Os agricultores deverão buscar informações nos centros de meteorologia para tomar decisões e evitar desperdício de mão de obra, equipamentos e insumos'', orienta. (R.C.)





