Imagem ilustrativa da imagem 2º Simpósio em Agricultura destaca bioinsumos, diagnóstico de vírus em vegetais e controle de nematoides na soja
| Foto: Divulgação

O olhar mais analítico para a agricultura sustentável em grandes áreas e uma atenção diferenciada para doenças que afetam os produtores rurais são temas importantes que serão debatidos no 2º Simpósio de Agricultura, promovido entre os dias 4 e 6 de agosto, pela Unopar Bandeirantes. O evento on line traz grandes nomes da pesquisa nacional ligados ao agronegócio e será totalmente gratuito e com certificado para todos os participantes.

A coordenadora do curso de agronomia da Unopar Bandeirantes, a professora doutora Aline Vanessa Sauer Zawadzki será a mediadora do Simpósio. Nesta terça-feira (4), a palestrante será a professora doutora Gabriela Vieira da Silva, da startup Agribela. A palestrante ficou conhecida no Brasil pela criação de biocápsulas que são liberadas por drone nas lavouras para realizar o controle biológico de pragas. “A palestrante vai abordar a possibilidade de utilização de bioinsumos em grandes áreas. Existia um pensamento anterior que o controle biológico só seria possível em pequenas áreas, mas esse conceito está mudando na agricultura atual”, explica Aline.

Já no dia 5, é a vez do renomado pesquisador Edson Bertolini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Bertolini foi pesquisador no Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias (IVIA) em Valência, na Espanha, por 17 anos e trará um panorama sobre transmissão e técnicas de detecção e diagnóstico de vírus nas lavouras. “Na área de virologia vegetal existem alguns sintomas que são difíceis de identificar. Sintomas viróticos podem ser confundidos com outros problemas fitossanitários. Então, o palestrante trará métodos e técnicas específicas para o diagnóstico, que podem auxiliar nesse trabalho de detecção e manejo”, ressalta a coordenadora da Unopar Bandeirantes.

Por fim, no dia 6, será a vez da professora doutora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Claudia Dias Arieira, que abordará o manejo de nematoides na cultura da soja, praga que tem atrapalhado demais a produtividade da commodity em diversas áreas do País. “A professora doutora Claudia é uma sumidade nesse assunto e vai trazer um olhar importante de como controlar o patógeno nas lavouras da oleaginosa”, complementa.

Como participar

Os interessados em participar do 2º Simpósio de Agricultura da Unopar Bandeirantes pode se inscrever gratuitamente pelo site www.even3.com.br/isea2020 . Todas as palestras acontecem às 19h30 e os certificados serão liberados após o evento.