Muitas pessoas acreditam que não se deve deixar passar uma oportunidade quando ela aparece, mas e quando nenhuma oportunidade surge? A história de Joelson S. R. pode nos ajudar a responder a essa pergunta. Ele começou a vida ajudando o pai na lavoura e hoje é um dos maiores professores de diagnóstico automotivo do Brasil. Seu canal do YouTube, onde compartilha seu conhecimento sobre mecânica, já conquistou mais de 100 mil inscritos, e sua live/aula semanal “A Novela do Mecânico” atrai uma audiência de cerca de 700 pessoas. A jornada dele é um exemplo de que podemos forjar nossas oportunidades na vida.

Boa parte de sua vida, Joelson passou em um sítio na zona rural da cidade de Pinhão, no Paraná. A principal plantação dele era de milho verde. Em Zattarlândia, a aproximadamente 6 km de distância da propriedade, aconteciam as vendas do produto. Ele conta que ia andando para a vila com as espigas, e retornava para casa com alguns trocados e mantimentos, a outra forma que algumas pessoas podiam pagá-lo. Desse dinheiro, uma pequena parte ficava com ele como recompensa pelo trabalho.

A roça era repleta por objetos quebrados, como bicicletas, rádios e afins, um grande atrativo para um jovem de 11 anos que não possuía muitos passatempos, e nem muitas obrigações além de ajudar o pai. Tentando consertar aqueles dispositivos, ele descobriu sua paixão por mecânica. Na época, ele não possuía nenhuma ferramenta, desmontava os itens com uma faca de cozinha.

Entre os anos de 1985 e 1990, os cursos por correspondência se popularizaram no Brasil, cerca de 10 mil matrículas por mês eram feitas. Destas matrículas, uma foi a do Joelson, no curso de eletrônica. Com as economias da venda do milho e a ajuda de uma tia que morava na cidade para ser a responsável a receber seu material, ele se inscreveu no programa. Teoricamente, todas as apostilas iriam chegar para ele via correio. Entretanto, o material nunca ficou completo, boa parte se perdeu durante as entregas, mas isso não o impediu de aprender alguma coisa. Na época, ele conseguiu fazer seu primeiro diagnóstico automotivo bem sucedido em uma Caravan que havia quebrado na região. Ele desmontou o componente defeituoso e entregou para que levassem para arrumar . Este fato o tornou o mecânico das redondezas, todos procuravam o “piá” para arrumar alguma coisa. “Eles chegavam para o meu pai perguntando do 'piá' dele que era mecânico, ele negava o fato e respondia que eu só era curioso mesmo”, brinca Joelson.

Desde menino ele tentou encontrar emprego em uma oficina, e mesmo já tendo arrumado vários carros durante sua juventude, todos profissionais negavam uma chance. “A falta de oportunidade é porque as pessoas acreditam que só se torna mecânico quem tem um histórico na família, ou cresceu dentro da oficina”, afirma.

Em 2004, após se casar e se mudar para Novo Mundo, no Mato Grosso do Sul. Desiludido de trabalhar em uma oficina, ele resolve perseguir o sonho de ter sua própria empresa. Justamente no Natal a sorte dele começa a mudar. Um amigo vinha de longe passar o feriado e pretendia ir embora no dia 26. No dia 25 o carro quebrou. Partia então os dois à procura de um mecânico aberto no Natal. Sem sucesso, eles resolvem comprar algumas ferramentas e deixar que Joelson arrumasse o carro.

Passado o Ano Novo, o trabalho de Joelson fazendo propagandas nas ruas com som voltava. Enquanto fazia seu caminho diário, todos mecânicos lembravam do carro quebrado no Natal. Averiguando o que tinha acontecido com o automóvel, descobriram que com alguns pedaços de madeira e tijolos suspendendo o carro, Joelson conseguiu consertar o carro em sua garagem. Isso foi o bastante para qualquer oficina da cidade querer contratá-lo.

Ele aceitou a proposta da oficina mais próxima de sua residência. Em pouco tempo, ele conta que ganhava mais que os mecânicos que estavam na oficina a anos. “Eu conseguia produzir mais que os outros mecânicos, isso deixava o dono da oficina perplexo. Foi tudo graças aos estudos. Eu não tinha tanta experiência como eles, mas eu estudava desde a época do sítio”.

De volta ao Paraná, em 2012, ele abriu sua própria empresa focada em diagnóstico automotivo. Trabalhando sozinho, ele utilizava uma técnica que desenvolveu em 1999, envolvendo a utilização de um osciloscópio. A facilidade como Joelson encontrava problemas nos carros despertou curiosidade nos mecânicos da região. Alguns criticavam o que ele fazia, mas outros queriam aprender a técnica. Ele aceitou ensinar seu método e, a partir deste ponto, ele nunca mais parou de dar aulas.

Imagem ilustrativa da imagem Você conhece o Tarcísio Meira da mecânica?
| Foto: Gabriela Bessa

Nunca esteve nos planos do Joelson virar professor. Hoje, além da oficina ele tem um canal no YouTube voltado para o ensino do uso do osciloscópio. O canal Motorforte Tecnologia, que leva o mesmo nome da oficina, tem uma história parecida com a carreira de professor, e também não foi algo planejado. A ideia inicial para os vídeos era voltada para entretenimento, mas hoje o canal ensina seus 107 mil inscritos espalhados por todo o Brasil. A novela do mecânico, a principal live do canal, vai ao ar toda terça às 21h, ensinando uma variedade de conteúdos relacionados ao seu método de trabalho. A novela fica disponível a semana inteira no YouTube, até o vídeo subir para a plataforma de alunos, onde estão disponíveis todos os episódios. Ocasionalmente, Joelson faz workshops com aulas gratuitas e, ao final da coletânea de vídeos, são abertas as inscrições para a plataforma de alunos.

Mas, afinal, o que é um osciloscópio que deixou Joelson tão famoso entre os mecânicos?

A ferramenta é muito comum no reparo de dispositivos eletrônicos pois ela mede sinais elétricos e permite que a pessoa visualize tudo na forma de um gráfico. Como atualmente carros estão mais parecidos com gigantes computadores móveis do que com carroças, fica fácil entender a utilização do aparelho em uma oficina.

Imagem ilustrativa da imagem Você conhece o Tarcísio Meira da mecânica?
| Foto: Gabriela Bessa

Joelson frisa que não criou o aparelho, mas, sim, uma maneira prática de utilizá-lo: “Antes de mim não tinha ninguém usando osciloscópio em veículos para encontrar defeitos. Não no Brasil, apenas na Rússia eles fazem um negócio parecido com o que fazemos aqui”. Ele adaptou o uso do aparelho para realidade automotiva e criou algumas ferramentas para fazer diagnóstico, agora ele revende em sua empresa secundária.