#Bomba Patch e a Copa América

Se engana quem pensa que jogos de vídeo game estão alheios à realidade. O Bomba Patch, popular atualização brasileira do PES, utilizou as redes sociais para anunciar repúdio à realização da Copa América no Brasil. Conhecido pela rapidez das atualizações, de transferências até mudanças de penteado dos jogadores, a equipe foi direta: “apoiamos o cancelamento da Copa América em qualquer país, principalmente no Brasil. Portanto, já adiantamos que não haverá versão do Bomba Patch da Copa América 2021”. A mensagem, seguida pelo recado #CancelaCopaAmérica, teve apoio da maioria dos seguidores. O torneio foi prontamente aceito pelo Governo Federal – após ter sido negado pela Colômbia, por conta da crise política, e pela Argentina, devido ao aumento do número de casos de Covid-19. Ainda bem que o Brasil veleja mares calmos e tudo segue normal em terras tupiniquins, não é mesmo?

#Vírus, protozoário e doença autoimune

Desde o início dos trabalhos, a “CPI da Pandemia” se mantém como assunto mais comentado das redes sociais brasileiras – em especial, do Twitter. Um dos temas mais comentados de terça-feira, por conta do depoimento da médica imunologista Nise Yamaguchi, foi uma simples pergunta de biologia: qual é a diferença entre vírus e protozoário? Além de ser cobrada em vestibulares, a questão é abordada em aulas do Ensino Médio. Todo secundarista precisa saber a resposta. Porém, Nise Yamaguchi não soube responder, quando perguntada por Otto Alencar (PSD-BA). Também médico, o senador não ficou contente com a resposta da depoente e afirmou: “você não sabe nada de infectologia”. Defensora do tratamento precoce e suposta conselheira de Jair Bolsonaro, Nise Yamaguchi foi interrogada por fazer parte do chamado “ministério paralelo” da Saúde. Na Comissão de Inquérito, a médica também afirmou que não iria se vacinar, por já ter sido infectada pela Covid-19. Afirmou também que não poderia, pois é portadora de uma doença autoimune. Ao contrário do relatado, portador de doença autoimune é grupo prioritário para a vacina, por se enquadrar no grupo de risco da doença.

Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva da médica oncologista e imunologista Nise Hitomi Yamaguchi. O objetivo é esclarecer sobre o assessoramento paralelo ao governo no enfrentamento à covid-19 e tentativa de mudança da bula da cloroquina. 

Em pronunciamento, à mesa, médica oncologista e imunologista Nise Hitomi Yamaguchi.

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva da médica oncologista e imunologista Nise Hitomi Yamaguchi. O objetivo é esclarecer sobre o assessoramento paralelo ao governo no enfrentamento à covid-19 e tentativa de mudança da bula da cloroquina. Em pronunciamento, à mesa, médica oncologista e imunologista Nise Hitomi Yamaguchi. Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado | Foto: Leopoldo Silva

#Invocação do Mal 3

Umas das principais franquias do terror dos últimos anos, Invocação do Mal lança um novo filme. “Em Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio”, Ed e Lorraine trazem uma representação do caso de Arne Cheynne Johnson, primeiro réu de assassinato com uma defesa baseada em possessão demoníaca nos EUA. O caso real, em 1981, ficou conhecido como “o diabo me fez fazer”. O filme promete ser um dos mais sombrios da franquia. O diretor Michael Chaves admite influências do clássico “Se7en: os Sete Crimes Capitais” na elaboração do filme. O lançamento ocorreu no dia 3 de junho. Durante a semana, a ansiedade tomou conta dos fãs da franquia.

Imagem ilustrativa da imagem Vírus x protozoário, Invocação do Mal e Bomba Patch
| Foto: diversos

#A volta de Icarly

A partir do dia 17 de junho, a Paramount+ vai lançar a nova temporada de Icarly, famosa série adolescente de 2007. A produção era transmitida pela Nickelodeon e se destacava como uma das atrações mais aclamadas do canal. O novo Icarly vai contar com novas personagens, como Jay Kogen e Ali Schouten. Como baixa para os fãs da série, Jennette McCurdy (Sam) não faz parte do retorno do programa. Principais personagens da trama, Miranda Cosgrove (Carly) e Nathan Kress (Freddy) estão confirmados. Durante a semana, o trailer da nova leva de episódios fez sucesso nas redes sociais.

Imagem ilustrativa da imagem Vírus x protozoário, Invocação do Mal e Bomba Patch
| Foto: imagem

#Patrícia Abravanel

Junho é o mês do orgulho LGBTQI+. Porém, no Brasil, a luta por respeito ainda enfrenta desafios. No dia 1 de junho, em um programa de TV aberta, a apresentadora Patrícia Abravanel fez comentários desrespeitosos. A apresentadora do SBT disse: “se eles querem ter o respeito, acredito que têm que ser mais compreensivos com aqueles que hoje ainda não entendem direito”. Além disso, afirmou que “é muito difícil saber o que falar para os filhos”. O discurso de Abravanel pode ser interpretado como um pedido para que sejam tolerantes com a homofobia. Nas redes sociais, internautas rechaçaram a fala da apresentadora. Não se deve confundir discurso de ódio com opinião.

closeup of two caucasian men holding hands with a rainbow-patterned wristban on their wrists
closeup of two caucasian men holding hands with a rainbow-patterned wristban on their wrists | Foto: nito100

#Assédio no Egito

O médico brasileiro Victor Sorrentino no Egito, no dia 30 de maio, acusado de assediar uma vendedora egípcia. Sorrentino se aproveitou do idioma para assediar a atendente. A mulher concordava com as perguntas com cunho sexual do brasileiro, por não entender o que estava a ser dito. Após a repercussão negativa, o brasileiro apagou o vídeo, gravou um pedido de desculpas e trancou a conta. Porém, o Ministério do Interior do Egito afirmou ter capturado o “estrangeiro que assediou uma garota”. O Ministério Público do país africano ainda revelou que o brasileiro tentou fugir de Luxor – cidade do ocorrido – para a capital egípcia Cairo. O brasileiro vai permanecer detido até que decisões sejam tomadas. O caso foi popularizado graças ao grupo ativista egípcio “Speak Up”. Mulheres brasileiras enviaram o vídeo para o coletivo e auxiliaram com a compreensão dos termos. No Twitter, a tag #JulguemOAssediador – tradução livre de #حاسبوا_المتحرش_البرازيلي – ficou entre as mais engajadas da rede social.