| |

Folha Mais 5m de leitura

'Viram que podiam falar sem ser criticados'

ATUALIZAÇÃO
08 de maio de 2017


AUTOR

Escola pública da Lapa (PR) implantou programa de saúde emocional em turmas do 2º ao 5º ano: alunos descobriram que podiam se expressar



Na Escola Municipal Emilia Magalhães Ferreira do Amaral, na Lapa (PR), o programa Amigos do Zippy, da Asec, foi implantado nas salas de 2º ao 5º ano, atingindo 1.087 crianças. A professora Maria de Fátima Ferreira Martins conta que a ideia inicial era trabalhar com as primeiras séries, mas frente ao sucesso, o trabalho foi estendido.

"Observamos uma melhora significativa nos alunos. Quando perceberam que podiam falar, começaram a se expressar. Tivemos alguns casos bastante significativos. Em um deles duas irmãs sofriam com a separação dos pais, de formas diferentes. Enquanto uma delas chorava na sala de aula, a outra era hiperativa e até agressiva. Elas mudaram muito, viram que podiam falar sem ser criticadas. Até os pais se surpreenderam com a mudança do comportamento. Em outro caso a menina era retraída, sofria agressões por ser negra, gorda. Através do programa os colegas perceberam como ela se sentia, viram que eles eram iguais dentro de suas diferenças. A mãe percebeu que ela ficou mais feliz, mais sorridente, se acha mais bonita e aceitou seu cabelo", descreve.

Outra mudança percebida foi que os alunos passaram a acolher não somente os colegas, mas também professores e direção escolar. "Eles perceberam que nós também temos problemas, que a nossa casa é como a de todo mundo. E até os pais estão diferentes, passaram a ver os alunos de outra maneira", conta a professora. (E.G)

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS