Estância Cachoeira, em Tamarana, faz parte da Rota Sonho Lindo
Estância Cachoeira, em Tamarana, faz parte da Rota Sonho Lindo | Foto: Fotos: Gina Mardones



Acordar, sentir o frescor da mata, ouvir a cachoeira e os pássaros, conhecer frutos e as plantações, praticar algum esporte entre serras, lagos e rios. A natureza é opção de refúgio e promove uma diversidade de atrações para quem pretende sair da rotina estressante da vida urbana. Conhecendo o potencial norte paranaense, empreendedores se unem para construir a Rota Sonho Lindo.

"Na região de Tamarana (onde tudo começou), iniciaram o movimento do turismo, mas cada proprietário investia de maneira isolada. O turismo não funciona dessa forma, é preciso união, parcerias. Foi desse sonho compartilhado por vários, desde o pequeno agricultor até o grande investidor, que surgiu a Rota Sonho Lindo", conta Denise Araújo, idealizadora do projeto em sociedade com João Gouveia Cezar.

Denise Araújo e João Gouveia Cezar iniciaram o projeto turístico, que hoje contempla 23 municípios
Denise Araújo e João Gouveia Cezar iniciaram o projeto turístico, que hoje contempla 23 municípios



São oito roteiros a explorar: Circuito das Águas, Pioneiros, Terra Viva, Pé de Serra, Aventura, Gastronômico-cultural, Agronegócio e Nipo Brasileiro, que vão desde a contemplação da natureza até a vivência de uma cultura, plantar, cultivar e colher, praticar esportes de aventura, conhecer histórias e provar sabores. "O turismo na natureza tem um leque muito grande de possibilidade de lazer e o Paraná é muito rico em clima, em natureza", afirma Araújo.

Até o momento, a Rota contempla 23 municípios do norte do Paraná abrangendo 200 km, tendo Londrina como polo de infraestrutura urbana, como aeroporto e hotéis. No entanto, a ideia é sair da cidade e explorar o Norte do Paraná das formas que ele oferece. "Nós temos destinos lindos escondidos. De Tamarana a Londrina e de Londrina a Sertaneja já são dois roteiros distintos, é exclusivo, porque há outra vegetação, cachoeiras diferentes", afirma Cezar.

O Circuito Nipo Brasileiro, por exemplo, passa por Assaí, onde os turistas possuem a vivência da cultura japonesa, como fé, cultura, formas de plantio. Os esportes de aventura em Tamarana contemplam as escaladas, trekking, rapel, aquatrekking. Já em Sertaneja, o forte é o esporte náutico, como pesca esportiva, passeios de lanchas e jet skis. Locais de cachoeiras, rios, matas, serras são explorados de acordo com o circuito escolhido, percorrendo várias cidades.

"A intenção é que sempre vivenciem a natureza de alguma forma", explica Cezar. E assim, conhecer e valorizar os espaços da região. "As pessoas buscam imersão, contato com a natureza, se desconectar, viver com a família e amigos. Nós estamos trabalhando para que a nossa região se torne polo turístico nessa área", almeja Araújo.



Serviço

Saiba mais sobre a Rota Sonho Lindo no site www.rotasonholindo.com.br

Projeto tem mais de 100 pessoas envolvidas
Entre a mata, pássaros, sombra, frescor e um som adorável. Foi na Estância Cachoeira, em Tamarana, que a Rota Sonho Lindo teve início. O local já pertencia à família de Denise Araújo e o desejo de transformá-la em local turístico vem de longas datas. "Já sou a 4ª geração da família, mas meu pai assumiu a fazenda e construiu a estrutura há mais de 20 anos. Ele já tinha essa intenção", conta.

Araújo precisava de alguém que entendesse o sonho e foi, por acaso, que encontrou João Gouveia Cezar, empreendedor, formado em Administração, com experiência em consultoria, tecnologia e gestão de processos. Cezar também se arriscou, a alguns quilômetros dali, em promover o turismo rural com o sítio que comprou. O empreendedor já recebia pessoas interessadas pelo plantio, cultivo e colheita em sua propriedade, mas com as chuvas do início de 2016 perdeu boa parte da estrutura. "Eu conheci a Denise e vi que poderia continuar o processo na propriedade da família dela", conta.

O alcance foi muito maior. "Eu já tinha o anseio da Rota, mas era uma andorinha sozinha, eu não sabia, faltava alguém que entendesse a visão e conhecesse o processo. O João já estava vivenciando isso a 35 km daqui", conta a empreendedora. Juntos, formaram parcerias com outros proprietários e hoje são mais de 100 pessoas envolvidas. "O nome veio do sítio Sonho Lindo, do meu pai, e também do desejo de muitos empresários. E também por acreditar, nós estamos dando continuidade a esse sonho", orgulha-se.