#Michael Collins

O astronauta Michael Collins faleceu quarta-feira (28) aos 90 anos de câncer. Ele foi o piloto da missão Apolo 11 que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin para a Lua em 1969.

Imagem ilustrativa da imagem Vacina paranaense, Superlua e Chloé Zhao - veja o que foi assunto essa semana
| Foto: Eric Baradat / AFP

Os dois foram os primeiros homens a pisar na Lua, e os únicos nesta missão. Collins ficou em órbita todo o tempo, ele teve a responsabilidade de manter a nave orbitando em volta da Lua para assegurar o retorno dos colegas à Terra. O único da missão que está vivo é Aldrin, ele completou em janeiro 91 anos. Armstrong faleceu em agosto de 2012. Depois dessa aventura Collins deixou a NASA para trabalhar na Casa Branca em 1970. Em seguida foi dirigir o Museu Smithsonian de Washington e abriu uma consultoria aeroespacial.

#Casamento com Covid-19

Um casal da cidade de Ratlam, na Índia, insistiu em se casar e fazer a cerimônia de acordo com os rituais hinduístas mesmo com o noivo infectado pela Covid-19. Policiais foram avisados da festa e enviaram agentes ao local para acabar com o casamento. Contudo permitiram que ela continuasse desde que os noivos e mais três pessoas usassem roupas de proteção, que isola o corpo inteiro, para evitar a disseminação do vírus. Ratlam fica no estado de Madhya Pradesh, na região os encontros sociais e religiosos foram restritos, existe um limite de 50 pessoas para participar de uma festa de casamento.

#Vacina paranaense

Em entrevista coletiva virtual realizada na segunda (26), cientistas da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que estão desenvolvendo uma vacina 100% brasileira contra a covid-19, anunciaram que pretendem iniciar a fase 2 dos testes pré-clínicos no segundo semestre desse ano.

Imagem ilustrativa da imagem Vacina paranaense, Superlua e Chloé Zhao - veja o que foi assunto essa semana
| Foto: Marcos Solivan/ Sucom/ UFPR

Essa segunda fase consiste em testar o produto em humanos, mas ainda é necessário obter o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar a próxima etapa. Caso isso ocorra, a estimativa é que a vacina esteja pronta no ano que vem. O imunizante está sendo desenvolvido com o apoio do governo do Paraná, que investiu R$700 mil em pesquisas e mais R$250 mil em bolsas de doutorado. Segundo os cientistas responsáveis pelos testes, a vacina da UFPR apresentou níveis de produção de anticorpos iguais, ou até mesmo superiores, aos da vacina da Astrazeneca/Oxford.

#Chloé Zhao

No último domingo (25), Chloé Zhao marcou a história do Oscar e virou alvo do ódio de nacionalistas chineses, a diretora levou para casa o Oscar de melhor filme e melhor direção com o longa ‘Nomadland’, se tornando a primeira asiática e segunda mulher a vencer o prêmio na categoria de melhor direção.

Imagem ilustrativa da imagem Vacina paranaense, Superlua e Chloé Zhao - veja o que foi assunto essa semana
| Foto: Chris Pizzello / POOL / AFP)

Na China, após a premiação, as redes sociais ficaram dividas entre elogios e ataques de ódio à Chloé, por já ter feito críticas ao país natal. E, na segunda-feira, tudo que era relacionado a diretora e ao filme desapareceu da rede social Weibo, o Twitter chinês, mas, a censura não diminuiu o tamanho da conquista.

Outros vencedores que marcaram o Oscar foram: Youn Yuh-jung, que se tornou primeira atriz coreana a ganhar o prêmio. E a equipe de maquiagem e penteados do filme ‘A Voz Suprema do Blues’, Mia Neal e Jamika Wilson, junto com Sergio Lopez-Rivera, Mia e Jamika são as primeiras mulheres indicadas a categoria, e agora, as primeiras vencedoras negras do prêmio.

Imagem ilustrativa da imagem Vacina paranaense, Superlua e Chloé Zhao - veja o que foi assunto essa semana
| Foto: Hussein Faleh / AFP

#Superlua

A superlua, que pôde ser vista em seu ápice na madrugada da última terça-feira (26), é a primeira das duas previstas para 2021, então, aqueles que perderam a oportunidade só precisam esperar um pouquinho. Mas, o que é uma ‘superlua’? É o fenômeno que ocorre quando a lua cheia atinge o perigeu, ou seja, o momento em que a lua está mais perto da Terra, o termo cientifico usado na astronomia é ‘Lua de Perigeu-Sizígia'. Alguns astrônomos consideram duas ou quatro superluas por ano, já que ela não precisa estar exatamente no perigeu para ser considerada como tal. Nesse período, além de ficar 14% maior do que o normal, ela também fica mais próxima do horizonte, o que dá a ilusão de que ela está imensa no céu. A próxima superlua será no dia 26 de maio e estará 0,04% mais próxima da Terra.

#Ajax e Bob Marley

O Ajax, principal clube de futebol da Holanda, anunciou que irá lançar o terceiro uniforme do clube em homenagem a um personagem de fora do esporte: o Rei do Reggae, Bob Marley. Muitos internautas brasileiros se perguntaram, qual seria a relação do músico jamaicano com o clube holandês? As arquibancadas da Johan Cruijff Arena – estádio do clube – entoam, desde 2008, a música “Three little birds”, uma das mais famosas do cantor. Faixas no estádio estampam a frase “Don’t worry”. O lançamento do novo uniforme será no dia 11 de maio, quando a morte de músico completa 40 anos. Apaixonado por futebol, Bob Marley ficaria lisonjeado pela homenagem.

#DCFanDome

A DC Comics anunciou nesta quarta (28) em sua conta oficial do Twitter uma nova edição do evento virtual DC FanDome, que vai acontecer no dia 16 de outubro de 2021. A primeira edição do evento foi realizada em agosto de 2020 e teve mais de oito horas de duração. Nela, foram abordadas as principais novidades sobre o universo cinematográfico da Warner/DC, incluindo a divulgação de novas séries e desenhos animados. Além disso, contou com o lançamento de trailers inéditos dos longas de Mulher-Maravilha 1984 e de A Liga da Justiça de Zack Snyder. As atrações do DC FanDome 2021 ainda não foram divulgadas, mas os fãs já especulam sobre o possível lançamento de novos trailers dos filmes Adão Negro, Aquaman 2 e, do tão aguardado, Batman. O que será que vem por aí?