| |

Folha Mais 5m de leitura

UMA NOVA ESTAÇÃO - Tempo de plantar e colher

ATUALIZAÇÃO
26 de março de 2018

Érika Gonçalves<br>Reportagem Local
AUTOR



Com a chegada do outono as temperaturas devem ficar mais amenas e a luz solar diária também diminui gradativamente. É hora de começar a tirar as blusas de frio do guarda-roupa. Nas ruas, as árvores começam a perder suas folhas, que ganham tons amarelados, mudando a paisagem.

E como proceder com as plantas da horta e do jardim? O professor do departamento de agronomia da UEL (Universidade Estadual de Londrina) Ricardo Faria explica que no outono as plantas estão se preparando para o inverno, quando efetivamente entram em estado de "repouso" e por isso algumas começam a perder as folhas. Outras, entretanto, ainda podem florir.

Como as plantas estão se preparando para guardar energia no inverno, essa época é propícia para algumas podas e troca de vaso. O professor explica que hortelã, por exemplo, se dá melhor no solo, por isso quem tem essa possibilidade, deve fazer a troca. Quem mora em apartamento ou não dispõe de um espaço no solo, as floreiras são uma opção interessante para cultivar as plantas.



"Podemos fazer uma poda mais simples, tirando ramos mortos. Já no inverno é quando se faz podas mais drásticas, tirando-se os brotos mais novos. No caso dos vasos, os pequenos são apenas para a muda. O vaso menor fica sem água mais rápido, por isso a indicação de colocar em um vaso maior. Na hora de fazer a troca de vaso é importante não quebrar o torrão de terra para não causar estresse na raiz. O tamanho do vaso deve levar em consideração o tamanho da planta. Por exemplo, para uma rosa do deserto de 40 a 50 centímetros de altura, o vaso deve ter 50 a 60 centímetros", ensina.

Quem tem um quintal com canteiros, a preferência é por colocar as plantas no chão, onde poderão se desenvolver melhor. Faria diz que algumas pessoas têm a ideia de que ao manter a planta em um vaso menor seu crescimento também será limitado, mas os nutrientes vão sendo consumidos e com isso a planta acaba morrendo, por isso a importância de trocar o vaso. Para manter as plantas pequenas o indicado é fazer a poda, assim como fazem com os bonsais, não restringir o tamanho do vaso. Essa poda, entretanto, deve ser feita por um especialista para não prejudicar a planta.



Seja em vasos ou no canteiro, as temperaturas e chuvas moderadas do outono são propícias para o cultivo das hortaliças e ervas aromáticas. É só preparar bem o solo, adubar e plantar. Para as plantas que estão nos vasos é indicado diminuir as regas, já que não há tanta evaporação de água. Quanto menos sol, menos água, recomenda ele.


"A natureza ainda está equilibrada em relação a temperaturas e chuvas. Por isso praticamente todos os tipos de hortaliças ainda podem ser cultivados. Para a rega, o melhor horário é pela manhã, quando há pouco sol."

Para manter as plantas saudáveis, Faria recomenda a adubação periódica, que pode ser feita com adubos orgânicos, como mamona e húmus ou químicos. Estes últimos requerem cuidado ao usar porque se a dose for errada, pode prejudicar a planta. Os solúveis são os melhores, segundo ele, porque são mais fáceis de preparar e aplicar, basta diluir em água seguindo as instruções da embalagem.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS