| |

Folha Mais 5m de leitura

Uma discussão sobre empatia e um terremoto no Ceará

ATUALIZAÇÃO
10 de julho de 2020

Bruno Codogno
AUTOR

#Positivo 

O resultado positivo para Covid-19 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi um dos assuntos mais comentados da semana. 

 

O Twitter se tornou campo de debate entre apoiadores e críticos do governante a respeito de um valor ético: empatia. A hashtag #ForçaCorona foi repreendida por ambos os espectros políticos ao mesmo tempo que diversos internautas publicaram justificativas pela falta de empatia pelo presidente. 

O assunto se complicou com o compartilhamento da postura de Bolsonaro frente à pandemia. Internautas publicaram falas negacionistas e medidas contrárias às recomendações da Organização Mundial da Saúde. Por outro lado, o debate chegou aos conceitos do que seria o limite da crítica e disputa democrática. 

#Ajuste realizado 

Os clientes do banco virtual Nubank foram às redes sociais denunciar que suas contas haviam sido afetadas após ajuste da empresa. 

 

Em alguns casos, contas tiveram o saldo zerado ou negativado. A polêmica ganhou repercussão na quarta-feira (8) e as reclamações geraram uma justificativa por parte do banco: depósitos para clientes entre os dias 15 de abril e 10 de junho por meio da Caixa Econômica Federal teriam contido quantias superiores à correta. Os clientes postaram prints de seus saldos prejudicados e pediram pela correção imediata. Ainda segundo a fintech, a CEF forneceu dados inconsistentes dos usuários e o problema esteve em apuração.

Ainda, um processo de indexação em motores de busca da internet (como Google e Bing) expôs nome e CPF dos clientes por um curto período. O banco foi criticado pelo problema durante a semana e respondeu que o problema de exposição foi resolvido. 

#Tremor de terra 

Mais um fenômeno atingiu o Brasil na noite de terça-feira (7), um tremor de terra de magnitude 2.5 na escala Richter na região de Grande Fortaleza, no Ceará. 

 

O efeito foi identificado pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Não houveram feridos, mortes ou danos significativos. 

Os internautas demonstraram espanto com a sequência de fenômenos dos últimos meses. Para muitos, os sinais de que o mundo estaria acabando são cumulativos.

#HIV eliminado 

Cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) relataram sucesso na eliminação do vírus HIV de um paciente soropositivo, na terça-feira (7). 

 

Segundo o anúncio, o paciente, diagnosticado em 2012 com HIV, entrou em remissão e deixou de apresentar sinais da existência do vírus em seu organismo. O tratamento consistiu em administração de um coquetel intensificado a longo prazo. 

O assunto gerou publicações de comoção e esperança nas redes sociais. Embora o corpo de cientistas tenha se manifestado sobre o estágio da pesquisa que ainda não estabelece uma cura definitiva (o tratamento não apresentou o mesmo sinal em outros pacientes), o assunto foi comemorado como um passo importante no tratamento da doença.

#Prisão de Ricardo Eletro 

A prisão do fundador da rede Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, na quarta-feira (8) foi um dos assuntos mais comentados da semana. Nunes foi preso em uma operação que busca por crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, nomeada “Direto com o Dono”. As investigações apontam um valor de aproximadamente R$ 400 milhões sonegados em impostos em mais de cinco anos.

O efeito nas redes sociais foi uma busca de nomes que teriam qualquer relação com Ricardo Nunes e críticas à forma como a cobertura do caso tem sido feita pela imprensa. 

Ainda, os memes também tiveram espaço nas postagens. Um, por exemplo, fazia relação entre “Eletro” e o vilão Electro, inimigo do Homem-Aranha, do universo Marvel. 

Supervisão: Patricia Maria Alves

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS