#Positivo

O resultado positivo para Covid-19 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi um dos assuntos mais comentados da semana.

Imagem ilustrativa da imagem Uma discussão sobre empatia e um terremoto no Ceará
| Foto: Evaristo Sá/AFP

O Twitter se tornou campo de debate entre apoiadores e críticos do governante a respeito de um valor ético: empatia. A hashtag #ForçaCorona foi repreendida por ambos os espectros políticos ao mesmo tempo que diversos internautas publicaram justificativas pela falta de empatia pelo presidente.

O assunto se complicou com o compartilhamento da postura de Bolsonaro frente à pandemia. Internautas publicaram falas negacionistas e medidas contrárias às recomendações da Organização Mundial da Saúde. Por outro lado, o debate chegou aos conceitos do que seria o limite da crítica e disputa democrática.

#Ajuste realizado

Os clientes do banco virtual Nubank foram às redes sociais denunciar que suas contas haviam sido afetadas após ajuste da empresa.

Imagem ilustrativa da imagem Uma discussão sobre empatia e um terremoto no Ceará
| Foto: Gustavo Carneiro

Em alguns casos, contas tiveram o saldo zerado ou negativado. A polêmica ganhou repercussão na quarta-feira (8) e as reclamações geraram uma justificativa por parte do banco: depósitos para clientes entre os dias 15 de abril e 10 de junho por meio da Caixa Econômica Federal teriam contido quantias superiores à correta. Os clientes postaram prints de seus saldos prejudicados e pediram pela correção imediata. Ainda segundo a fintech, a CEF forneceu dados inconsistentes dos usuários e o problema esteve em apuração.

Ainda, um processo de indexação em motores de busca da internet (como Google e Bing) expôs nome e CPF dos clientes por um curto período. O banco foi criticado pelo problema durante a semana e respondeu que o problema de exposição foi resolvido.

#Tremor de terra

Mais um fenômeno atingiu o Brasil na noite de terça-feira (7), um tremor de terra de magnitude 2.5 na escala Richter na região de Grande Fortaleza, no Ceará.

Imagem ilustrativa da imagem Uma discussão sobre empatia e um terremoto no Ceará
| Foto: iStock

O efeito foi identificado pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Não houveram feridos, mortes ou danos significativos.

Os internautas demonstraram espanto com a sequência de fenômenos dos últimos meses. Para muitos, os sinais de que o mundo estaria acabando são cumulativos.

#HIV eliminado

Cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) relataram sucesso na eliminação do vírus HIV de um paciente soropositivo, na terça-feira (7).

Imagem ilustrativa da imagem Uma discussão sobre empatia e um terremoto no Ceará
| Foto: iStock

Segundo o anúncio, o paciente, diagnosticado em 2012 com HIV, entrou em remissão e deixou de apresentar sinais da existência do vírus em seu organismo. O tratamento consistiu em administração de um coquetel intensificado a longo prazo.

O assunto gerou publicações de comoção e esperança nas redes sociais. Embora o corpo de cientistas tenha se manifestado sobre o estágio da pesquisa que ainda não estabelece uma cura definitiva (o tratamento não apresentou o mesmo sinal em outros pacientes), o assunto foi comemorado como um passo importante no tratamento da doença.

#Prisão de Ricardo Eletro

A prisão do fundador da rede Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, na quarta-feira (8) foi um dos assuntos mais comentados da semana. Nunes foi preso em uma operação que busca por crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, nomeada “Direto com o Dono”. As investigações apontam um valor de aproximadamente R$ 400 milhões sonegados em impostos em mais de cinco anos.

O efeito nas redes sociais foi uma busca de nomes que teriam qualquer relação com Ricardo Nunes e críticas à forma como a cobertura do caso tem sido feita pela imprensa.

Ainda, os memes também tiveram espaço nas postagens. Um, por exemplo, fazia relação entre “Eletro” e o vilão Electro, inimigo do Homem-Aranha, do universo Marvel.

Supervisão: Patricia Maria Alves