Há várias ferramentas de gestão do tempo e uma delas é a Pomodoro. Desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo ela faz a divisão do tempo em blocos de 25 minutos, seguidos de 3 a 5 minutos de pausa. Depois de quatro blocos de 25 minutos a pausa deve ser de 15 a 30 minutos. O objetivo é trabalhar com concentração intensa, de forma a melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

Para colocar a técnica em prática é preciso um cronômetro ou timer, mas é possível usar sites e aplicativos como Tomato Time, Pomodoro Time entre outros. Cirillo usava um timer em forma de tomate - pomodoro em italiano, por isso o nome da técnica.

No início do dia faça uma lista das tarefas a serem desenvolvidas. Comece a desempenhar as tarefas até o timer tocar ao fim dos 25 minutos. Tique o que estiver concluído ou anote o quanto o trabalho já foi desenvolvido. Faça um intervalo de 5 minutos para ir ao banheiro, tomar um café, fazer um alongamento. Dê início a um novo pomodoro ou ciclo de 25 minutos. Depois de finalizada a tarefa, ela é riscada da lista e se inicia outra.

Existem várias regras como nunca interromper um pomodoro, a menos que seja algo urgente; nunca fazer mais de uma atividade dentro do mesmo pomodoro (use o tempo restante para revisar a tarefa); se o pomodoro for interrompido por uma ligação, por exemplo, deve ser considerado nulo; entre outras.

Ao fim do dia é possível observar quantos pomodoros foram utilizados para cada tarefa. A sugestão é que esses relatórios sejam arquivados, de maneira que as pessoas possam acompanhar seu rendimento.

Entre os objetivos da técnica estão aumentar a concentração e a produtividade, ver quanto tempo se leva para desenvolver cada atividade, diminuir interrupções e aliviar a ansiedade.