#No Limite

Imagem ilustrativa da imagem UFRJ, CPI na Twitch e Padres alemães contrariam o Vaticano
| Foto: Globo/Divulgação

Depois do sucesso que foram as edições do Big Brother Brasil 2020 e 2021 a Rede Globo está apostando na reedição de mais um reality show de sucesso: No Limite. O programa estreou na terça-feira, dia 11, e está entre os assuntos mais comentados no Twitter vários dias consecutivos. O reality já havia tido quatro temporadas de 2000 a 2009, e a nova versão promete mudanças, dentre elas 16 ex-BBBs vão competir em provas intensas por 16 semanas pelo prêmio de 500 mil reais. Você já tem sua torcida?

#Baleia no Tâmisa

A aventura de uma jovem baleia no Reino Unido, durante essa semana, não teve um final feliz. Após ficar por horas encalhado nas eclusas do Rio Tâmisa, o filhote de baleia-de-minke precisou ser sacrificado pelo comprometimento de seu estado de saúde.

Imagem ilustrativa da imagem UFRJ, CPI na Twitch e Padres alemães contrariam o Vaticano
| Foto: Glyn Kirk / AFP

O filhote de baleia havia se perdido de sua mãe e ficou preso nas estruturas que são usadas para controlar o fluxo de água no sudoeste da capital inglesa. As equipes de resgates conseguiram desencalhar o filhote ainda na madrugada da segunda, mas a baleia subiu o rio no sentido contrário ao mar e seu estado de saúde se tornou crítico. Essa espécie de baleias já foi encontrada, também, em outros locais distantes, como o Ártico e o Equador.

#Padres Rebeldes

Essa última semana foi marcada por um impasse entre Vaticano e Católicos progressistas alemães.

Imagem ilustrativa da imagem UFRJ, CPI na Twitch e Padres alemães contrariam o Vaticano
| Foto: Tiziana Fabi/AFP

Na vanguarda de questões polêmicas a Alemanha está desafiando as ordens do Vaticano que proíbe abençoar uniões do mesmo sexo e aderiram à iniciativa “Liebe Gewinnt” (amor vence). O movimento juntou cerca de 2 mil membros da Igreja Católica na Alemanha e na Áustria e foram concedidas bênçãos em zonas rurais e cidade grandes como: Berlim e Munique. Em março, a área doutrinal do Vaticano declarou desacordo com relações homoafetivas e posicionamento foi apoiado pelo Papa Francisco. O apoio do Papa pegou muitos de surpresa, já que em 2013, ele havia declarado que não cabia a ele julgar ao próximo em relação a mesma questão.

#bye, bye Ellen

Após 19 anos no ar, um dos mais famosos programas de entretenimento dos Estados Unidos (quiçá do mundo) chega ao fim. O Talk Show “Ellen”, apresentado por Ellen DeGeneres, se despede em 2022, a decisão foi anunciada pela apresentadora ao The Hollywood Reporter na semana do dia 12. O programa que recebeu artistas renomados como Leonardo DiCaprio e Oprah Winfrey já venceu 64 vezes a maior premiação de TV dos EUA, o Daytime Emmys. Mas não é só de glória vive o show biz, em 2020, emergiram diversas acusações de ex-funcionários contra DeGeneres por ataques verbais, casos de bullying, intimidação e até racismo. Mesmo com polêmicas recentes, Ellen afirma que esse não é o motivo do termino, mas sim, o fato de que o programa já não é mais um desafio para ela.

#Ensino público ameaçado

A reitora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) fez um alerta para o risco de a instituição fechar as portas a partir de julho desse ano por falta de recursos.

Imagem ilustrativa da imagem UFRJ, CPI na Twitch e Padres alemães contrariam o Vaticano
| Foto: Vstrabelli/ Wikicommons

Com cortes orçamentários, despesas com água, luz e segurança se tornaram impagáveis, além dos programas de bolsas de estudo e de auxílio estudantil que também sofreram cortes e paralizações. Assim como a UFRJ, outras universidades federais, como a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a UFBA (Universidade Federal da Bahia), também admitem o risco de suspender as atividades por falta de verbas. O orçamento do MEC (Ministério da Educação) destinado às universidades federais para 2021 teve uma redução de 37%, comparado ao ano de 2010.

#Gal Gadot

Em meio ao maior conflito bélico entre Israel e Palestina desde 2014, a atriz israelense Gal Gadot, intérprete da Mulher Maravilha, se manifestou sobre o caso no Twitter. Sua mensagem postada na rede social foi muito criticada por usuários do site. Ao afirmar que “Israel merece viver como uma nação livre e segura, nossos vizinhos merecem o mesmo”, seguidores interpretaram como um desejo de paz e apoio apenas para Israel. As críticas também se estenderam pelo fato de ter citado palestinos como “vizinhos”. Gal Gadot privou a sua publicação de comentários. Até a manhã de quarta-feira (12), autoridades palestinas confirmavam 43 cidadãos mortos – entre eles, 13 crianças – na Faixa de Gaza, enquanto autoridades israelenses confirmavam seis baixas.

#Dante entre as Estrelas

O clássico “Divina Comédia” do poeta italiano Dante Alighieri vai alcançar proporções cósmicas.

Imagem ilustrativa da imagem UFRJ, CPI na Twitch e Padres alemães contrariam o Vaticano
| Foto: NASA

Isso porque uma cópia em ouro e titânio, únicos materiais capazes de resistir as condições do Espaço, será lançada em uma missão de astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). Ao fazer isso, o projeto intitulado “Dante entre as Estrelas” pretende que o livro flutue no universo e leve com ele um testemunho da vida e da cultura na Terra. Uma outra versão metálica será trazida de volta para solo terrestre e assinada pelos astronautas da ISS, com o intuito de serem produzidas 700 cópias exclusivas. A missão está programada para o dia 13 de outubro desse ano, marcando 700 anos da morte de Dante Alighieri.

#CPI na Twitch

Quem pensa que a Twitch - plataforma de transmissão de lives- é utilizada só para jogos de vídeo-game está enganado.

Imagem ilustrativa da imagem UFRJ, CPI na Twitch e Padres alemães contrariam o Vaticano
| Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Durante a CPI da Covid-19, produtores de conteúdo aproveitam para reproduzir os depoimentos da Comissão ao vivo. O curioso é que o público acatou o formato. Durante o interrogatório de Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do Governo, o criador de conteúdo Luide Matos atingiu picos de quase 12 mil pessoas na transmissão. Enquanto isso, a transmissão oficial da TV Senado batia 17 mil. Em uma plataforma famosa pelo entretenimento, a política também atrai interessados.