#São João

Mais um ano que os brasileiros não puderam comemorar o tradicional dia de São João no dia 24 de junho. Muita comida, danças tradicionais, xadrez e chapéus de palha são marcas dessa época do ano tão apreciada de norte a sul no Brasil. Essa semana foi de muitos posts nas redes sociais saudosos e de jeitinhos de comemorar em casa com os mais próximos. A live de festa junina da campeã do BBB21 Juliette com Elba Ramalho foi comentada e aguardada ansiosamente por fãs.

Imagem ilustrativa da imagem Trends da semana: Novo Windows, Nintendo 64 e 'Você é cringe'?
| Foto: ISTOCK

#Nintendo 64

O Nintendo 64 completou 25 anos e os internautas relembraram momentos nostálgicos e jogos favoritos do console de videogames. Um console com vários jogos que marcaram a vida de vários jovens e adultos, desde Mario, Zelda, Banjo e muitos outros! Incrível como, apesar dos gráficos da época, que são de baixa qualidade quando comparados com os de hoje em dia, tantos jogos dele envelheceram bem e deixaram saudades.

Imagem ilustrativa da imagem Trends da semana: Novo Windows, Nintendo 64 e 'Você é cringe'?
| Foto: ISTOCK

# Valerie Bacot

Foi condenada a francesa Valerie Bacot, que acusada de matar seu estuprador. A francesa tinha 12 anos quando Daniel Polette começou a estuprá-la. Ele era 25 anos mais velho e marido da mãe de Valerie, segundo a BBC, ele foi preso por dois anos e meio pelos abusos, mas depois voltou para a casa da família e retomou os estupros. Engravidando-a pela primeira vez aos 17 anos. Juntos tiveram no total quatro filhos. Bacot admitiu o assassinado em 2016 e mais de 600 mil pessoas assinaram uma petição pedindo sua libertação. Ela afirma que atirou durante um encontro em que ele a teria forçado a trabalhar como prostituta. A acusação alega que foi premeditado, enquanto a defesa alega que foi para autodefesa e de seus filhos. O julgamento foi realizado em Chalon-sur-Saône, na região central da França, e apesar do tribunal do Júri ter decidido pela condenação de Bacot, a pena acertada equivale ao período que ela já cumpriu e ela saiu livre do tribunal após a sentença.

Imagem ilustrativa da imagem Trends da semana: Novo Windows, Nintendo 64 e 'Você é cringe'?
| Foto: JEFF PACHOUD / AFP

#Você é cringe?

Cringe é o adjetivo usado pelos jovens da geração z, que nasceram de 1995 a 2010, para nomear algo ou alguma situação que seja embaraçosa ou vista como “vergonha alheia”. Essa semana uma batalha geracional foi travada por causa do termo. Os jovens da geração z começaram a categorizar os millennials, nascidos entre 1980 e 1996, como cafonas e antiquados, ou seja, cringe. Uma extensa lista foi feita para categorizar as coisas mais cafonas que os milennials fazem, nela incluem: tomar café da manhã, tomar café no geral, falar litrão ou boleto, usar calça skinny, gostar de Harry Potter, Friends ou filmes da Disney, partir o cabelo de lado, usar sapatilha, e por ai vai. A hashtag #cringe tem mais de 23 milhões de publicações no Instagram. E a busca pela palavra no Google aumentou 70% na última semana.

Imagem ilustrativa da imagem Trends da semana: Novo Windows, Nintendo 64 e 'Você é cringe'?

#Sandra Annenberg vacinada

Durante a semana, Sandra Annenberg, jornalista e apresentadora do Globo Repórter, tomou a primeira dose da vacina contra Covid-19. Em seu Instagram, compartilhou o momento com a alegria de quem dá o primeiro passo para a imunização. Porém, o registro da vacinação viralizou mais que o esperado nas redes sociais. Sandra foi com o seu fusca para a fila da vacina. O fato gerou muitos elogios ao carro da jornalista. A maioria dos comentários destacava o olhar emocionado da vacinada quando o profissional de saúde apresentou o imunizante. Em menos de duas horas, a postagem acumulou mais de 160 mil curtidas. A postagem se encerra com a mensagem de conscientização da jornalista: “Que venha a segunda dose e enquanto todos não estiverem vacinados, ninguém estará seguro. Até lá, continuamos de máscara, com distanciamento, álcool gel e sem abraços”.

#Mark Hoppus

Na última quarta-feira (23), Mark Hoppus, vocalista e baixista da banda Blink 182 anunciou, em suas redes sociais, estar em luta contra um câncer. Apesar de só ter sido anunciado durante a semana, o cantor informou enfrenta a doença há algum tempo: "Há três meses estou fazendo quimioterapia para tratar um câncer. Eu tenho câncer. É uma droga e eu estou com medo. Ao mesmo tempo, fui abençoado por ter médicos incríveis e minha família e amigos para me ajudar a enfrentar isso'', disse em postagem no Instagram. Logo depois, postou uma foto em que se encontra sentado, em uma cadeira de hospital, com a frase: ''Sim, oi. Um tratamento de câncer, por favor.''. A notícia pegou os fãs de surpresa. Usuários do Twitter e fãs da banda de punk-rock, sucesso nos anos 90 e 2000, enviaram mensagens positivas.

#Windows 11

A Microsoft anunciou, na quinta-feira (24), o novo sistema operacional para computadores: o Windows 11. Entre as principais mudanças ao sistema anterior, o novo Windows traz o “Menu Iniciar” centralizado – o acesso costumava se localizar no lado esquerdo. A Microsoft também afirmou que o novo SO será integrado com a loja da Amazon, com o Microsoft Teams e com aplicativos para Android disponíveis no sistema pela primeira vez. Em relação a jogos, o Windows trará melhoria em performance e o Xbox Game Pass disponível para acesso.

Imagem ilustrativa da imagem Trends da semana: Novo Windows, Nintendo 64 e 'Você é cringe'?
| Foto: ISTOCK

*supervisão de Patrícia Maria Alves (editora)