#Dia Mundial do Rock – Mas só no Brasil

Apesar do nome, o Dia “Mundial” do Rock é comemorado só entre brasileiros. A curiosidade é que a data foi escolhida nos Estados Unidos, quando em 13 de julho de 1985 ocorreu um dos maiores eventos musicais da história: o Live Aid. O festival, realizado simultaneamente na Filadélfia e em Londres, reuniu grandes nomes da música como Mick Jagger, David Bowie e Madonna e foi transmitido ao vivo com o intuito de angariar fundos para o combate a fome na Etiópia.

Imagem ilustrativa da imagem Tangerina ou Mexerica? e a rua 'Namora Comigo'
| Foto: iStock

Entre os convidados, o músico Phil Collins, que se apresentou nas duas cidades no mesmo dia, manifestou a ideia de usar a data como homenagem ao Rock e as rádios brasileiras foram as únicas a concordar.

Mesmo assim, o Live Aid ainda é memorável pelo mundo todo, tendo sua apresentação da banda Queen imortalizada no filme Bohemian Rhapsody.

#J.K. Rowling e todas as mulheres

A autora best-seller J.K. Rowling voltou aos assuntos mais comentados para uma nova onda de críticas. A escritora de Harry Potter foi uma das 150 artistas a assinar uma carta aberta contra a “cultura do cancelamento” – mas, a essa altura, Rowling já havia sido "cancelada". Tudo começou com uma série de declarações transfóbicas em seu twitter, que alegavam que o termo “mulheres” não incluiria mulheres transgênero. A autora recebeu muitas críticas de internautas, inclusive do aclamado escritor Stephen King – em quem Rowling já admitiu ter inspiração – e de Emma Watson, Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres.

A população Trans tem se mostrado fortemente ativa nos últimos dias. Nesse final de semana, a comunidade se mobilizou para cobrar esclarecimentos do app de namoro Tinder, após este ter deletado contas de pessoas trans mesmo que use de simbologias LGBT em sua campanha.

#Tangerina é o novo Biscoito

Após a rivalidade de biscoito e bolacha (e da mandioca e macaxeira; e do pão de sal e pão francês...), um novo embate sobre regionalismos atacou: Como é o nome dessa fruta?

Imagem ilustrativa da imagem Tangerina ou Mexerica? e a rua 'Namora Comigo'
| Foto: iStock

Entusiastas da tangerina, da mexerica, da mimosa, da laranja-cravo e da poncã defenderam suas nomenclaturas com unhas e dentes. Mas o Brasil é um país grande demais para usar um único nome e, no final das contas, continua sendo a mesma fruta.

#Naya Rivera

A notícia do falecimento da atriz estadunidense Naya Rivera, aos 33 anos, gerou comoção em todo o mundo. A atriz, mais conhecida pelo papel de Santana Lopez no icônico musical “Glee”, estava desaparecida desde o dia 8 de julho após um passeio de barco com o filho no lago Piru, no condado da Califórnia. A polícia local encontrou o corpo e confirmou a identidade da atriz nesta segunda-feira (13).

Naya Rivera atuou em 113 episódios de “Glee” e contou com uma carreira de destaque desde a infância, com participações em “Baywatch”, “Um Maluco no Pedaço”, dentre outras séries aclamadas. Também foi modelo e cantora.

O assunto foi um dos mais comentados no Twitter mundial. Homenagens, respeito e reconhecimento vieram de personalidades e fãs, que têm o dia 13 de julho como um dia de grande tristeza: no mesmo dia em 2013, o ator Cory Monteith, que atuou com Rivera em Glee, foi encontrado morto em Vancouver.

#George Floyd

Um novo flagrante de violência policial contra pessoas negras veio ao debate popular nas redes sociais. Um policial pisou no pescoço de uma mulher de 51 anos em uma abordagem violenta, em São Paulo, em uma cena que remete ao assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos da América. A vítima foi levada a um hospital com ferimentos no rosto e uma perna quebrada.

A mulher se pronunciou e disse ter sido agredida com socos e uma rasteira antes de ser imobilizada. A polícia foi acionada por conta de uma confusão entre comerciantes e um cliente com som alto em seu veículo.

Nas redes sociais, pessoas cobraram por mais visibilidade ao caso. As súplicas foram por justiça e por manifestação das pessoas que se comoveram com a causa de George Floyd. Ainda, diversas publicações confrontaram o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que em postagem disse “não existir casos como o de George Floyd no Brasil”.

#Namora comigo? (marca o @)

Uma forma inusitada de pedir alguém em namoro foi um dos assuntos mais comentados dessa segunda-feira (13). A brincadeira é compartilhar as coordenadas de uma rua específica para que a outra pessoa olhe a localização no aplicativo Google Maps. O resultado da busca deve ser a rua Namora Comigo, na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

Imagem ilustrativa da imagem Tangerina ou Mexerica? e a rua 'Namora Comigo'

A cidade é praiana e pode ser uma referência para pessoas que estiverem sem criatividade no momento de brincar com a pessoa que gosta.

Supervisão: Patricia Maria Alves