#Rock in Clinton

Quem estava esperando para saber as atrações do próximo Rock in Rio teve algo para se distrair essa semana. A cerimônia de chegada do presidente estadunidense Joe Biden foi marcada por apresentações de Lady Gaga, Justin Timberlake e mais artistas contemporâneos. Nas redes sociais, os internautas discutiram a qual posse da Casa Branca gostariam de assistir. A favorita foi a de Bill Clinton, em 1993, que contou com a presença de Michael Jackson, Bob Dylan, Elton John, Aretha Franklin e Fleetwood Mac. Esse evento marca o início de um mandato de quatro anos e tradicionalmente já reuniu músicos célebres, como Frank Sinatra e Beyoncé. Mas, com certeza, a música que mais chamou a atenção do povo este ano foi a que finalizou o discurso de despedida de Donald Trump: Y.M.C.A, do Village People.

Imagem ilustrativa da imagem #Setlist da posse de Biden e o aplicativo a receitar cloroquina
| Foto: Alex Wong/Getty Images/AFP

#Explosão em Madri

Ao menos três pessoas morreram vítimas de uma explosão ocorrida na quarta-feira em um edifício no centro de Madri, Espanha. O prédio de 1991 pertence à Paróquia de la Virgen de la Paloma y San Pedro el Real, localizada no térreo. Ele era usado para abrigar um grupo de padres, além de salões da igreja e apartamentos de aluguel. Quatro de seus seis andares foram danificados. Oito pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave. Ainda não se sabe o motivo da explosão, mas as autoridades locais desconfiam de vazamento de gás, dado que no momento do acidente uma equipe fazia a instalação de um sistema de aquecimento de água nos fundos do imóvel. Nas proximidades dele funciona uma escola, que foi parcialmente atingida por destroços, e um asilo, o qual foi evacuado por medidas de segurança.

Imagem ilustrativa da imagem #Setlist da posse de Biden e o aplicativo a receitar cloroquina
| Foto: AFP / GABRIEL BOUYS

#Suspenso por ódio

O blogueiro Allan dos Santos foi suspenso durante 12 horas do Twitter nessa quarta-feira. A plataforma alegou que sua conta havia rompido com os termos de uso. O anúncio é decorrente de um comentário de Santos em um vídeo da atriz Maria Flor, no qual a atriz demonstra insatisfação ao governo federal e pede pelo impeachment de Jair Bolsonaro. No comentário em questão, Santos a chama de "histérica" e insinua que seu comportamento seria causado por falta de relações sexuais. O blogueiro ficou limitado a mandar mensagens privadas a seus seguidores, sem poder postar, curtir ou compartilhar publicações.

#Que frio, bicho

Um personagem virou meme ao redor do mundo durante a cerimônia de posse de Joe Biden: o senador de Vermont Bernie Sanders. Durante a cobertura do evento, imagens de transmissão dos veículos de comunicação mostraram a postura engraçada de Sanders, rival de Biden nas prévias, que parecia estar “encolhido” de frio, com um casaco robusto e luvas de lã. O meme consiste na imagem de Sanders com fundos variados, em referência a situações de encolhimento, vergonha ou propriamente frio. Desde sentado em uma praça congelada rodeado por pombos até vendedor de produtos para fãs no exterior de um show, Sanders encolhido rodou o mundo em questão de horas.

Imagem ilustrativa da imagem #Setlist da posse de Biden e o aplicativo a receitar cloroquina
| Foto: AFP / POOL / Patrick Semansky

#Briga pelo dia 23

O cenário político brasileiro demonstra nas redes sociais o grau de rivalidade entre críticos e apoiadores de Bolsonaro. A partir da crise de oxigênio no Amazonas, a questão da vacinação em todo o território nacional e, sobretudo, a postura do Governo Federal em relação à pandemia, o assunto gerou discussões polarizadas nas redes sociais, com ataques e ofensas inclusos. As hashtags "dia23ImpeachmentJa" e "QueremosBolsonaroAte2026" colocaram o assunto, que já é constante no Twitter, em maior visibilidade devido às últimas atualizações de cada um dos tópicos relacionados ao coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem #Setlist da posse de Biden e o aplicativo a receitar cloroquina
| Foto: Alan Santos/PR

#Cloroquina por App.

O aplicativo TrateCOV foi lançado pelo Ministério da Saúde no dia 14 de janeiro e já chamou a atenção dos internautas por um motivo "bizarro". A proposta da ferramenta é oferecer orientação sobre quais medicamentos devem ser direcionados aos sintomas apresentados pelo usuário na plataforma. A questão é que testes de usuários resultaram em "receitas" absurdas, tais quais a ingestão de 20 pílulas de cloroquina por dia para tratamento de sintomas genéricos, como dores na barriga. Mais usuários passaram a testar o aplicativo com dados de massa corporal de bebês e também foram orientados a tomar altas concentrações de cloroquina, ivermectina e outros medicamentos de eficácia não comprovada no tratamento à Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem #Setlist da posse de Biden e o aplicativo a receitar cloroquina
| Foto: SESA/AEN

#De volta à OMS

A posse do democrata Joe Biden também se apresenta como uma ruptura ao comportamento internacional dos Estados Unidos da América. Dentre 17 ordens executivas para revisão de políticas tomadas durante o governo Trump, Biden assinou o retorno do país à Organização Mundial da Saúde (OMS), ao Acordo de Paris e o fim da construção do muro entre EUA e México. As mudanças de postura política do país tiveram repercussão mundial e marcaram presença dentre os tópicos mais comentados a respeito da troca de presidência dos EUA.

Imagem ilustrativa da imagem #Setlist da posse de Biden e o aplicativo a receitar cloroquina
| Foto: Fabrice COFFRINI / AFP

Supervisão: Patricia Maria Alves