Começou segunda-feira (13) a Semana do Consumidor, evento é promovido por grandes redes de lojas nacionais que oferecem produtos, em alguns casos, com mais 80% de desconto. A semana até ficou conhecida como a Black Friday do primeiro semestre.

O evento vai até o próximo domingo (19), e sua origem conhecida é de 15 de março de 1962, tendo sido criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Na época o ex-presidente teria mandando uma mensagem para o Congresso Americano falando sobre a importância dos direitos dos consumidores o que provocou uma série de debates em todo o mundo. O resultado foi o acordo dos quatro pilares de garantia para os consumidores: escolha, informação, segurança e ser ouvido.

Mas foi só no ano de 1985, na a assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas) que foram relembradas as palavras de Kennedy para aprovar as diretrizes que iriam se solidificar como novas leis de proteção e direito do consumidor.

O evento só chegou ao Brasil em 11 de março de 1991, acompanhado pela instituição do Código de Defesa do Consumidor de acordo com a Lei nº 8.078, aprovada pelo então presidente Fernando Collor de Melo.

veja algumas Dicas para aproveitar a semana do consumidor:

  • Sempre procure em lojas seguras , isso pode te ajudar a evitar uma tremenda dor de cabeça.
  • Pesquise e compare os preços para que possa fazer as compras no momento certo.
  • Aproveite para usar os cupons e cashback, porque isso pode deixar suas compras ainda mais em conta.
  • Continue nessa pegada dos descontos e veja se as lojas oferecem cartões e programas de fidelidade, sem contar que muitas vezes são oferecidas algumas vantagens dependendo da sua forma de pagamento, como frete grátis ou juros menores.

LEIA TAMBÉM: Saúde libera vacina bivalente para idosos a partir dos 60 anos

+ Servidores da UEL paralisam e gritam por visibilidade: ‘Defasagem está corroendo e destruindo famílias‘
+ Reservatório de água rompe e destrói casas em Jataizinho