Assim como na brincadeira de fantasias de bandido e mocinho, cada carnaval surge um novo vilão nas paradas de sucesso. Já foram a bola da vez o mosquito da dengue, o calor, o xixi na rua, lixo... Este ano, muita gente foi impactada nas redes sociais com textos de conteúdo crítico ao uso de glitter e purpurina.

Por ser formado por pedaços de plásticos copolímeros, dióxido de titânio e outros materiais metálicos; nada disso pode ser reciclado e o tempo de decomposição é muito grande, sendo danoso ao meio ambiente. E como é possível imaginar, também pode fazer muito mal à pele. Mas não precisa deixar de brilhar! A dermatologista carioca Livia Pino dá dicas do que pode e não pode ser usado nos dias de folia.

"Independentemente do que cada um for fazer neste carnaval, o mais importante é não deixar os cuidados de lado para garantir saúde e energia para outras tantas festas que virão", destaca a médica.

Glitter

"Evite ao máximo usar purpurina e tintas diretamente na pele. Esses materiais possuem muitos corantes e outras substâncias que podem dar alergia. Recomendo a opção por maquiagens de boas marcas que contenham brilho e cor na sua composição. Esses produtos são mais seguros porque já passaram por testes na Anvisa e são certificados. Ainda assim, você não está livre de ter alergias e o ideal é fazer um teste, pelo menos dois dias antes de usar. Basta passar no punho e esperar para saber se terá qualquer reação. Sugiro também usar sempre uma base ou pó para funcionar como uma barreira de proteção entre o glitter e a pele. E não use tintas e brilhos comprados, por exemplo, em papelarias. Estes são produtos feitos para uso em papel e tecido e são tóxicos à pele", orienta a dermatologista Livia Pino.

E na hora de tirar?

"Nunca esfregar a pele com glitter. Use um pouco de algodão embebido em óleo ou demaquilante bifásico. Deixe a região do rosto de molho por um tempo (como uma compressa) e após alguns minutos faça movimentos suaves para retirar o excesso. Depois, basta lavar em abundância com água e sabonete específico para a pele".