Nesta quarta-feira (26), será realizada a primeira roda de luto presencial do Instituto Para Sempre Luna, com o objetivo de acolher pais que passam por perdas gestacionais, perinatais e neonatais, pessoas empáticas à causa e profissionais de saúde.

O encontro será mediado pela presidente e fundadora da entidade, Izabela Picelli Decarlo Simão, que espera um momento de partilha, desabafo e escuta. Ela criou o instituto, sem fins lucrativos, na intenção de criar um ambiente seguro para o discutir o tabu com pessoas na mesma situação. Também contará com a participação da psicóloga Tatiana Brum, especialista em cuidados paliativos e luto. A associação já realizou evento semelhante há duas semanas, mas no formato online.

"Essa troca é livre de qualquer tipo de julgamento. Muitas vezes as pessoas deixam de compartilhar porque ficam pensando no que os outros vão pensar. Todo mundo que vai estar ali passa pela mesma dor. É claro que cada um vive o luto de uma forma, então, antes de mais nada, é preciso respeito. Essa roda é realmente para a gente partilhar as nossas experiências: como foi para cada um, como é, mas não é um lugar obrigado a falar. As pessoas falam se quiserem, se se sentirem à vontade, e a gente vai estar ali para dar esse abraço, esse acolhimento. Eu digo que existe muita dor, mas também existe muito amor", diz a organizadora, que enfrentou a perda dos dois filhos: Lucas, natimorto com 27 semanas de gestação, devido a um trombo no cordão umbilical, em 2016; e Luna, uma bebê prematura de 35 semanas, que faleceu com 20 dias devido a uma infecção, em 2022.

O evento é gratuito e será na Av. José Gabriel de Oliveira, 915, Jd. Aurora, das 19h às 21h. A inscrição pode ser feita pelo WhatsApp (43) 99173-6437 ou pelo Instagram (@parasemprelunainstituto).

Imagem ilustrativa da imagem Roda de luto do Instituto `Para Sempre Luna´ acontece nesta quarta (26)
| Foto: iStock

(Com a supervisão de Patrícia Alves)