Todo mundo conhece a ExpoLondrina pelos shows com grandes nomes do sertanejo, pelos leilões agropecuários que movimentam milhões em negócios, mas tem algo na Expô que embala a memória afetiva: as comidas. A diversidade de sabores em cada canto da grande festa do agronegócio faz sucesso, ao trazer uma pluralidade de alimentos e, principalmente, culturas.

Na famosa “Feira dos sabores” é possível viajar o mundo através da comida.

EXPO SABORES
EXPO SABORES | Foto: Gustavo Carneiro/ ExpoLondrina

No espaço, encontramos desde produtos típicos brasileiros, como balas baianas, quanto alimentos de outros países, como os doces marroquinos. “Esses doces são uma receita que a gente tem lá (no Marrocos), e nós os adaptamos com os ingredientes que tem aqui no Brasil”, conta Youssef Faouzi, de 39 anos, que é expositor da franquia Caravana dos Marrocos. Alguns ingredientes são trazidos também do Oriente Médio para manter certa fidelidade às receitas originais.

Na ExpoLondrina é possível também encontrar sabores de outras partes do mundo, como do Marrocos
Na ExpoLondrina é possível também encontrar sabores de outras partes do mundo, como do Marrocos | Foto: Mayara Tavares

Já para quem prefere algo mais regional, também vai encontrar várias opções. Londrina, considerada a capital do café, em seus primórdios, não abandona os sabores desse grão. Um dos estandes de sabores na Expô representa essa paixão e traz a cultura cafeeira, mas de uma forma diferente, é o Café Caramelo, que está há quatro anos fazendo parte da exposição.

EXPO SABORES
EXPO SABORES | Foto: Gustavo Carneiro/ ExpoLondrina
A marca Café Caramelo possui cremes de café de diversos sabores
A marca Café Caramelo possui cremes de café de diversos sabores | Foto: Mayara Tavares

Os principais produtos vendidos por eles são os cremes de café. "É quase igual a um capuccino, só que não tem chocolate, não tem conservante, estabilizante, sódio, ou gordura trans, é natural (...). A gente tem o capuccino de maracujá, de nozes, pistache, que é a novidade para a exposição deste ano”, afirma Evandro Domingos, londrinense que aderiu à franquia há alguns anos.

Evandro Domingos decidiu comprar uma franquia da marca Café Caramelo, após provar seus produtos
Evandro Domingos decidiu comprar uma franquia da marca Café Caramelo, após provar seus produtos | Foto: Mayara Tavares
EXPO SABORES
EXPO SABORES | Foto: Gustavo Carneiro/ ExpoLondrina

Adoçando a Expô, os estandes das coloridas balas baianas e maçãs do amor não faltam em abundância e variedades.

Imagem ilustrativa da imagem Riqueza Gastronômica na ExpoLondrina 2024
| Foto: Mayara Tavares
Imagem ilustrativa da imagem Riqueza Gastronômica na ExpoLondrina 2024
| Foto: Mayara Tavares

Valdir Teixeira, de 60 anos, vende estes doces há uma década, e por mais que esta seja sua primeira vez participando da exposição, está muito contente com a recepçaõ do público para seus doces.

Valdir Teixeira trabalha há 10 anos vendendo balas de coco e maçãs do amor
Valdir Teixeira trabalha há 10 anos vendendo balas de coco e maçãs do amor | Foto: Mayara Tavares

NOVOS ESPAÇOS

A experiência gastronômica da Expô, no entanto, não se limita à Feira dos sabores. Até mesmo o estande da Secretaria do Turismo trouxe nesta edição este viés degustativo, apresentando novos produtos e empreendedores dos sabores. “Nós estamos aqui através da Parada do Limoeiro, um local de turismo rural de Londrina que é parte do projeto Caminhos do Limoeiro. Nós fazemos parte da feiras, que acontece todos os domingos, das 8h às 15h da tarde; a Parada foi convidada e eles selecionaram alguns integrantes de lá para virem representar”, conta Rosângela Araújo, dona da marca de geléias artesanais Docin Humm, uma das selecionadas para expor na ExpoLondrina.

Rosângela Araújo produz geléias artesanais de diversos sabores, incluindo de cebola
Rosângela Araújo produz geléias artesanais de diversos sabores, incluindo de cebola | Foto: Mayara Tavares

Outra marca escolhida para representar a Parada do Limoeiro foi a Fruta Urbana que apresenta uma opção saudável e inovadora de doce: os rolinhos de frutas. "Eles são considerados "doces do bem" porque são cem por cento naturais, são feito de frutas, sem conservantes, não tem glúten, nem lactose”, explica Cris Prado, dona da marca.

Prado aprendeu a técnica a partir do curso de uma professora que ressaltava a importância do produto como uma opção de doce para pessoas intolerantes à lactose ou celíacas, por exemplo. “Ela teve duas crianças com problemas alimentares graves. Esse docinho foi trazido da Europa para ela no Brasil. (A professora) desvendou o rolinho de fruta”.

A marca Fruita Urbana conta com rolinhos/snacks de fruta, barrinhas de fruta, além de outros produtos naturais
A marca Fruita Urbana conta com rolinhos/snacks de fruta, barrinhas de fruta, além de outros produtos naturais | Foto: Mayara Tavares

Os comerciantes da Parada do Limoeiro dividem o estande da Secretaria de Turismo com outros empreendedores gastronômicos, dentre eles, Wilson Rodrigues da Silva, dono da marca de sucos naturais Nosliw. A bebida é servida gelada para o visitante provar e também é uma forma de refresco para quem visita a exposição no período da tarde, quando faz mais calor. “Como é um produto 100 por cento natural, não tem conservantes, nem aditivos, ele não pode sofrer temperaturas altas. Ele tem que ser mantido entre 2°C e 5°C, bem gelado”, explica Silva, enquanto mostra a geladeira com algumas opções de suco.

Wilson Rodrigues da Silva e Jane Alves Rodrigues da Silva, criadores da marca de suco e néctar Nosliw
Wilson Rodrigues da Silva e Jane Alves Rodrigues da Silva, criadores da marca de suco e néctar Nosliw | Foto: Mayara Tavares

Esses são alguns dos exemplos de bebidas, sorvetes, doces de diferentes países e petiscos de diversos sabores que são parte da diversidade de produtos da ExpoLondrina 2024.

EXPO SABORES
EXPO SABORES | Foto: Gustavo Carneiro/ ExpoLondrina

Mas as palavras não bastam para explicar tantos sabores, cores, cheiros que enchem de água a boca dos visitantes. ExpoLondrina segue até este domingo (14), e ainda há oportunidade para conhecer a riqueza gastronômica de Londrina e região nos espaços do Parque Ney Braga.

* supervisão de Patrícia Maria Alves (editora).