#Estádio Rei Pelé?

Imagem ilustrativa da imagem #Rei Pelé, vazamento da Ferrari e 10 anos de Fukushima

Na terça-feira (09), os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovaram o projeto de lei que altera o nome do estádio do Maracanã para Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé. O projeto depende da sanção do governador em exercício, Claudio Castro (PSC). Nas redes sociais, a mudança foi muito criticada. Atualmente, o nome do estádio homenageia o jornalista Mário Filho (1908- 1966), figura que lutou pela popularização do futebol no Rio de Janeiro e no Brasil. Além disso, o ícone da imprensa esportiva teve a trajetória ligada, de forma íntima, ao estádio. Mário Filho foi o maior incentivador da criação do Maracanã.

#Mais esperados dos últimos dias

A semana foi movimentada por lançamentos de novos trabalhos artísticos, de diferentes cenários. No Brasil, o rapper Djonga lançou, no sábado (13), o álbum NU. No vídeo de divulgação do novo disco, o artista estava para ser degolado em uma guilhotina, após ser julgado por uma multidão. No cenário internacional, a banda estadunidense Imagine Dragons lançou, na sexta-feira (12), duas novas músicas: Follow You e Cutthroat.

Além da movimentação do mundo musical, fãs de “As Meninas Superpoderosas”, um dos desenhos mais populares dos anos 2000, descobriram que as atrizes Dove Cameron, Yana Perrault e Chloe Bennet vão estrelar Lindinha, Florzinha e Docinho, no live-action da produção.

#Máscaras

Imagem ilustrativa da imagem #Rei Pelé, vazamento da Ferrari e 10 anos de Fukushima

Diferente do habitual, na quarta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro esteve de máscara na cerimônia de sanção da lei que facilita a compra de vacinas contra a Covid-19. As autoridades que acompanhavam o chefe de estado também vestiam o equipamento. Segundo apuração do portal G1, a última vez que Bolsonaro usou máscara, em um evento oficial, foi no dia 3 de fevereiro. Nas 36 aparições oficiais seguintes, não utilizava a proteção.

O presidente duvidou, inúmeras vezes, da eficiência de máscaras, além de ser crítico do isolamento social e defensor de tratamento precoce da doença – sem evidências científicas. No mesmo dia, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) pediu para seguidores “viralizarem” um cartaz com a foto de seu pai e a frase “nossa arma é a vacina”. Nas redes sociais, internautas notaram a mudança de atitude dos governantes.

#Ferrari e os viajantes no tempo

Imagem ilustrativa da imagem #Rei Pelé, vazamento da Ferrari e 10 anos de Fukushima

A automobilística italiana Ferrari havia programado para a quarta-feira, dia 10, uma transmissão ao vivo para divulgar o novo modelo que deve ir às pistas da Fórmula 1, porém muitos internautas deram um jeito de conhecer o carro antes de seu lançamento oficial. No dia em que o evento estava marcado, ela manhã, alguns curiosos descobriram que, ao adiantar o horário do computador em algumas horas, o carro era exibido no site da Ferrari. Várias imagens do modelo vazaram nas redes sociais antes do lançamento. A brecha virou motivo de chacota, já que os internautas esperavam um sistema de segurança mais eficiente por parte da empresa. Outra coisa que desagradou muitos deles foi a combinação de cores da tintura, que traz o verde junto ao clássico vermelho. O carro será utilizado pelos pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr. na próxima temporada.

#Lá vem o Grammy

Neste domingo, dia 14, ocorrerá a premiação musical Grammy e, mesmo que ainda não se saiba os resultados, o evento já está dando o que falar. A cerimônia, que havia sido adiada por conta da pandemia do novo coronavírus, já estava sendo ameaçada de boicote na divulgação dos indicados por não contar em nenhuma categoria com The Weeknd, cantor que quebrou recordes de audiência nas plataformas de streamming ano passado. Com a aproximação do evento, foi a vez de outros artistas se pronunciarem sobre a escolha dos indicados pela academia. O britânico Zayn Malik criticou a falta de transparência no processo de nomeações, alegando que isso abriria espaço para favoritismos, racismo e influências políticas. Nas redes sociais, disse: "A não ser que você dê apertos de mão e envie presentes, não há a consideração para uma nomeação". A declaração foi apoiada por muitos internautas, reiterando o caso de The Weeknd como exemplo.

#Fukushima, 10 anos

Imagem ilustrativa da imagem #Rei Pelé, vazamento da Ferrari e 10 anos de Fukushima

Nesse 12 de março marcou-se a primeira década após a explosão de reatores nucleares da cidade de Fukushima, no Japão. A tragédia foi consequência do terremoto e tsunami que haviam atingido a região em 2011. A época, cerca de 160 mil habitantes dos entornos da usina precisaram ser evacuados por risco de contaminação. Em 2018, foi confirmada a morte de um homem por câncer decorrente da radiação. Hoje, parte da população está de volta devido à estabilização dos níveis de radioatividade em alguns locais. O retorno do restante está autorizado apenas para 2022. Outras 18 mil pessoas faleceram vítimas dos desastres naturais. Essa série de eventos se tornou a maior catástrofe do Japão desde o ataque de bombas atômicas estadunidenses a Hiroshima e Nagasaki.

#Weintraub

Imagem ilustrativa da imagem #Rei Pelé, vazamento da Ferrari e 10 anos de Fukushima

O ex-ministro da educação e atual diretor executivo do Banco Mundial Abraham Weintraub teve uma investigação requerida pela Associação de Funcionários do Banco Mundial. Uma carta enviada ao Comitê de ética da instituição acusava Weintraub de ter espalhado desinformação durante a Pandemia e feito campanha política para um cargo eletivo no Brasil. O documento criticava a postura do diretor nas redes sociais, considerando "inaceitável que um membro do conselho administrativo (muito mais do que qualquer outro membro da equipe) publique nas mídias sociais informações patentemente falsas, aparentemente com o objetivo de politizar a pandemia ou contribuir para teorias da conspiração". Em junho do ano passado, a associação já havia requisitado pela suspensão de sua nomeação devido à declarações xenofóbicas do ex-ministro, mas o pedido foi negado.