Na hora de escolher qual teste de Covid-19, a grande variedade de nomes pode gerar dúvida. Cada tipo funciona de uma forma diferente e apresenta resultados distintos. Qual fazer depende do seu objetivo e tempo disponível. Vale lembrar que não existe teste perfeito, todos eles apresentam uma taxa de erro – tanto para falso negativo quanto para falso positivo. Em dúvida sobre o resultado, é aconselhável procurar um médico especialista ou fazer o teste mais uma vez.

Conheça o funcionamento de cada um dos testes:

RT-PCR, ou teste molecular

É o teste de maior assertividade no resultado, sendo considerado o “padrão-ouro”. Ele age na identificação do material genético (RNA) do Sars-Cov-2 no corpo. O RT-PCR indica se o indivíduo está ou não contaminado atualmente e é mais eficaz quando realizado na primeira semana de infecção, quando os sintomas começam a aparecer. Pode apontar falso negativo caso o paciente realize fora do período recomendado, e dificilmente acusa falso positivo.

Prazo para o resultado: Em cerca de três dias.

Como é feito: É preciso coletar secreção das vias aéreas com o auxílio de um cotonete comprido, chamado swab, introduzido no nariz.

RT-PCR e Antígeno usam a técnica de coleta pelas vias respiratórias
RT-PCR e Antígeno usam a técnica de coleta pelas vias respiratórias | Foto: Folhapress

Teste Antígeno

Assim como o PCR, indica a presença do vírus nas vias respiratórias, porém com menor sensibilidade. Também é indicado para pacientes na primeira semana de sintomas.

Prazo para o resultado: Entre quatro e seis horas após o exame

Como é feito: O cotonete swab coleta secreções do nariz no examinado.

Teste sorológico

Verifica a presença de anticorpos no sangue do examinado. Ele deve ser feito a partir da segunda semana do aparecimento dos sintomas. Existe aquele que identifica todos os anticorpos e os que identificam apenas as imunoglobulinas igG ou igM. Ambos podem apontar quando uma pessoa já contraiu a doença, mas não está mais infectado. Além disso, pode ocorrer falso-negativo se feito fora do período indicado, ou falso-positivo em casos de contaminação (reação cruzada) com outros vírus, como o H1N1.

Prazo para o resultado: Pode ser entregue em quatro horas ou até três dias, dependendo de quais anticorpos estão sendo analisados.

Como é feito: Épreciso de uma pequena coleta de sangue.

Teste sorológico e rápido medem presença de anticorpos no sangue
Teste sorológico e rápido medem presença de anticorpos no sangue | Foto: Tarso Sarraf/ AFP

Teste rápido (ou 'da farmácia')

São os menos precisos. Seu resultado é obtido a partir da mudança de coloração do sangue coletado quando entra em contato com um reagente. Apresenta uma maior taxa de falsos-negativos em comparação com os outros testes. Deve ser realizado uma semana após o contágio, ou aparecimento dos sintomas.

Período para o resultado: O laudo está pronto em poucos minutos

Como é feito: É necessário coletar uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo.

Fontes - Ministério da Saúde, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e secretaria de Saúde de Londrina

ACOMPANHE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE CORONAVÍRUS (LIVRES PARA NÃO ASSINANTES) AQUI