Pode vir frio, que a casa está fervendo
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 30 de junho de 2017
Magaléa Mazziotti<br>Reportagem Local 

Fazer da própria casa sinônimo de calor e aconchego é um dos prazeres que a estação mais fria do ano pode e deve proporcionar. Algumas ações com esse objetivo não exigem qualquer despesa como a de deixar abertas cortinas e persianas ao longo do dia para que a luz natural possa entrar nos ambientes. Do mesmo modo, para que o calor não escape depois, é recomendável até lacrar com fitas isolantes os vãos de janelas e portas, afinal, sendo segura qualquer medida é válida na hora de transformar o endereço do merecido repouso em um lugar bem quentinho e hospitaleiro.
Tais observações vêm de Adriano Lucio Dorigo, professor de conforto ambiental e projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo. Especialista em planejamento e projetos de edificação com ênfase em eficiência energética das construções e mestre em tecnologia, ele esclarece que a Física está a favor das pessoas que valorizam e acreditam que a energia solar está presente mesmo quando o rigor do inverno coloca essa certeza em xeque.
"Mesmo quem deixa a casa cedo e retorna somente à noite pode se beneficiar deste calor que entra na casa deixando as cortinas e persianas abertas. Isso porque o comprimento de onda da radiação solar que atravessa o vidro se converte em outro tamanho e não consegue atravessar o vidro de volta para sair. Sendo assim, aquele calor fica retido", descreve Dorigo.
Claro que esse bônus da ciência pode ser comprometido se a casa tiver infiltrações de ar, ou seja, os vãos de janelas e portas que deixam o calor ir embora. "Nesse sentido, as janelas de correr se mostram mais suscetíveis a esse problema. Na falta de orçamento para corrigir, nada impede que os vãos sejam vedados com fitas isolantes, já que o importante é não passar frio", defende.
Para quem está disposto a investir em algo mais duradouro, a arquiteta Antonielle Cunningham indica as esquadrias de alto desempenho, que têm por objetivo proporcionar maior conforto térmico e acústico. "Mesmo que a temperatura varie muito externamente, as esquadrias de PVC em conjunto com vidros permitem maior entrada de luz e menor entrada de calor, mantendo a temperatura interna mais estável por mais tempo, deixando a casa sempre agradável."
Outra medida a custo zero e que funciona como um motivo a mais para aproximar as pessoas é priorizar espaços pequenos para concentrar todas as pessoas da casa. "Pessoas produzem calor e quanto mais juntas estiverem, melhor conforto térmico para todos", indica. "Lembrem-se de fechar janelas e porta do respectivo cômodo em que todos estão reunidos e aproveitar mais essa boa razão para ficar perto de quem nos importa", orienta.

Diferença luminosa
A iluminação artificial faz toda a diferença nessa busca por um ambiente que valoriza o calor. Dorigo diz que as lâmpadas fluorescentes com tonalidade amarela e temperatura em torno de 3 mil Kelvin são as mais recomendadas. "A partir de 5 mil Kelvin já se perde esse ganho", destaca.
Para a arquiteta Cecília Cavalcanti, nas cidades mais frias o uso das lâmpadas mais amareladas é bastante recomendado, uma vez que "lembram a luz natural do sol e se encaixam perfeitamente na decoração, além de criar cenários que proporcionam bem-estar ao usuário." Ela aposta nas diversas maneiras de brincar com os tipos de iluminação que o mercado oferece. "Não precisa necessariamente investir em automação para criar cenários diferentes. Basta escolher três ou quatro tipos de luminárias, encher a sala e brincar com os cenários que elas trazem", destaca.
Banho sem medo

Tapetes de tecidos mais grossos para reter o calor são acessórios fundamentais na decoração do banheiro, para encorajar a missão de se higienizar em temperaturas muito baixas. Contudo, é a eficiência do aquecimento da água que fará toda a diferença na temporada.
Segundo o supervisor de produtos da Roca, Bruno Silva, nesse aspecto, manter a temperatura da água sem variações é um dos quesitos que merece atenção, ainda mais quando a pessoa investe em uma banheira.
"Banheiras de ferro fundido mantém a temperatura da água por mais tempo, o que ajuda a prolongar o relaxamento durante o banho em dias frios", ressalta. Já as colunas de banho com temperatura controlada também proporcionam esse conforto na hora de fazer a higiene pessoal. "Jatos direcionados propiciam o bem-estar", aponta Slva. (M.M.)
Cores e texturas que aquecem

Cores que remetem ao fogo - amarelo, alaranjado e vermelho - são uma aposta infalível para criar na mente a sensação de calor. "Cores mais quentes, como o vermelho e o laranja, transmitem sensação de calor e acolhimento, e um projeto luminotécnico deve levar isso em conta em lugares cujo inverno é rigoroso. Até porque do mesmo modo que algumas cores remetem ao calor do fogo, outras como o branco cor de gelo comprometem quando o assunto é espantar o frio", afirma o arquiteto e urbanista Paulo Renato Tescaro Marques, do escritório Marques Arquitetura, de Londrina, e integrante da plataforma Arqtto.
Além das cores, a textura dos revestimentos de paredes e pisos também marca pontos no momento de criar no cérebro uma sensação termicamente mais confortável. Nesse aspecto, uma das inovações que acaba de desembarcar para os fornecedores paranaenses é o papel de parede líquido (porque a argamassa tem a aplicação à base dágua) em 3D também chamado de epóxi.
"Combinar cores quentes em produtos de fácil aplicação e manutenção, como o papel de parede líquido, pode levar a um efeito fantástico. Este tipo de revestimento, à base de seda e de algodão, fornece diversas opções de cores e texturas de opacas a metalizadas, atuando ainda como um excelente isolante térmico e acústico", informa.
Segundo Marques, esse material é tão versátil que pode ser transferido para outro cômodo e, quando uma parte é danificada, somente aquele ponto pode ser restaurado. "Ao invés de substituir toda a região onde foi instalado o epóxi, dá para fazer um reparo pontual já que a aderência à base dàgua é perfeita", garante.
O único cuidado que se faz necessário é instalar o material em locais sem qualquer problema de infiltração. "A umidade inviabiliza o epóxi", observa. Outra vantagem é que o produto chegou ao mercado nacional com um custo bastante competitivo. Segundo Marques, o metro quadrado instalado custa de R$ 35 a R$ 60, dependendo do tipo ou efeito da textura. (M.M.)


