Eu me sentei e cruzei as pernas. Foi com esse gesto que notei a mudança. Sorri, porque não foi premeditado, não foi pose, eu só o fiz sem querer e me lembrei como era. Testei com a outra perna, porque durante um tempo custei acreditar que sentar de pernas cruzadas pudesse ser confortável. E é.
Ainda prefiro a esquerda sobre a direita, mas quando quero me desafiar de verdade, faço sobre uma cadeira de plástico. Os gordos vão me entender. Nenhuma cadeira dessa está sozinha, sempre tem muita gente em volta, então o risco aumenta. Nada mais aventureiro que tirar um dos apoios do chão.
Como uma gorda em processo de emagrecimento posso afirmar: é possível ser feliz comendo "pouco". Mas também devo dizer que é possível ser gordo comendo "pouco". Nem todo obeso tem distúrbios alimentares, nem todo magro está saudável.
Ser gordo é um estado físico. Se está gordo e ponto. Tirem todos os julgamentos, não somos preguiçosos, nem feios. Não vou contrariar a medicina, obesidade é doença. Mas preconceito também é. Você já ouviu sobre gordofobia?
Não estou em defesa, esse texto é apenas sobre as mudanças que o emagrecimento propõe. E a principal é como você passa a enxergar como poderia ter sido mais fácil se tivesse passado por isso antes. Porque, com os quilos, vão embora também algumas inseguranças. Mas não se iluda, outras vão surgindo.
É que antes, o simples fato de ter que passar por uma roleta de ônibus já causava tremedeira. "Ʌ você precisa emagrecer", eis o pensamento mais corriqueiro que um gordo tem. Ouvir o ruído do carro ao aguentar seu peso. Subir escada. Noite de insônia. Roupas que você nem gosta e compra. "Ʌ você precisa emagrecer". Duro é quando isso não sai da sua cabeça, mas da boca daquele colega chato. Por que ele não cuida da vida dele?
A menos que ele pergunte (e olhe lá!), nunca diga a um gordo que ele precisa emagrecer. Ele já sabe disso. Ele finge que não sabe. Finge para ele mesmo. Ele já ouviu de todas as formas e está ouvindo agora. A decisão é dele.
Eu acredito que para todos há o momento certo. E o direito de continuar gordo também, ninguém tem nada a ver com isso. Mas se há um desconforto, repense. Estar magro não vai resolver todos os problemas, mas vai te deixar livre de alguns. Livre. Talvez seja essa a sensação de quem está passando pela transição gordo-magro (tem tanto assunto embutido nesse hífen…).
A minha caminhada ainda não terminou, mas prefiro continuar me livrando de alguns problemas para poder encontrar outros novos. Talvez eu conte sobre como é repetir um prato sem que as pessoas me julguem ou talvez eu nem fale mais nada sobre o assunto, vou deixar você descobrir.

mockup