#Queimadas no Pantanal

As áreas queimadas no Pantanal superaram dois milhões de hectares durante a semana segundo dados do Prevfogo, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama. Para atenuar os danos à biodiversidade e às populações locais, diversas ONGs (Organizações Não-governamentais) estão a utilizar as redes sociais como meio de conscientização e arrecadação para assistências e resgates. As chamas se espalharam por todo o estado do Mato Grosso e os perfis das ONGs têm recebido depoimentos e denúncias de focos de incêndio. O tema também contou com uma onda de fotos e vídeos das queimadas, de pessoas pedindo por socorros e cobrando medidas objetivas das autoridades governamentais. Após a perícia do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT) concluir que os incêndios foram provocados por pessoas, o tópico contou ainda mais com manifestações em defesa do bioma. Houve pressão, inclusive, para que o remake da novela “Pantanal”, da Globo, fosse cancelado por conta da fragilidade do momento.

Imagem ilustrativa da imagem #Pantanal em perigo e Trump concorre ao Nobel da Paz
| Foto: iStock

#Trump indicado para Nobel da Paz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi anunciado como um dos indicados ao próximo Nobel da Paz por seu papel no acordo diplomático entre Israel e Emirados Árabes. Os ganhadores da premiação são escolhidos por um comitê, porém indicações podem ser feitas por pessoas externas. Muitos internautas criticaram a indicação e argumentaram que Trump se mostrou indiferente quanto aos conflitos que tomam parte em seu próprio país.

Imagem ilustrativa da imagem #Pantanal em perigo e Trump concorre ao Nobel da Paz
| Foto: AFP / MANDEL NGAN

#Saying Goodbye to the Kardashians

Os fofoqueiros de plantão receberam más notícias essa semana. Após 20 temporadas, o reality show Keeping Up With The Kardashians terá seu fim. A série acompanhou 14 anos da vida de Kris Jenner e suas filhas Khloé, Kourtney, Kim, Kylie e Kendall – haja "K" para registrar em cartório. Exibido originalmente pelo canal E!, o programa foi grande responsável por tendências de moda e, claro, muitos memes. As protagonistas alcançaram a fama por meio da televisão e multiplicaram sua fortuna, criando empresas e outros derivados do show. A vigésima e última temporada vai ao ar no ano que vem e muitos fãs lamentam ter que se despedir, enquanto outros lembram que há tempos as irmãs não demonstravam tanto apreço pela produção.

Imagem ilustrativa da imagem #Pantanal em perigo e Trump concorre ao Nobel da Paz
| Foto: AFP / VALERIE MACON

#Finalmente

Outro show que anunciou seu fim nesta semana e gerou opiniões diversas nas redes é a série “The Walking Dead”. Os planos são de que a 11ª primeira temporada, que estreia em 2021, seja a última e que futuros spin-offs sejam produzidos. O drama da AMC teve sua estreia em 2010 e chegou a ser a série de maior audiência da TV por assinatura nos EUA e também no Brasil no ano de 2014. O sucesso da série, no entanto, não foi constante e o show deixou a lista de séries mais vistas. Nesse sentido, o assunto foi um dos tópicos mais comentados com uma pergunta que revela uma impressão final nada positiva: “alguém ainda assiste?”. A provocação esteve presente em diversas publicações de pessoas que em algum ponto da trama deixaram de assistir. Por outro lado, fãs defenderam as últimas temporadas e pediram a chance para antigos fãs checarem os últimos episódios. Também houve quem reparasse em séries icônicas da década passada a encerrar seus arcos em um mesmo período, como “Supernatural” e “The 100”.

#Shakira Investigada

A cantora colombiana Shakira está em processo de investigação sob o governo espanhol. Ela é acusada e manter ao menos 12 empresas fantasmas em paraísos fiscais como as Ilhas Virgens britânicas. É estimado que cerca de 17 milhões de dólares tenham sidos sonegados no esquema. Caso seja comprovada culpada e não ressarcir a quantia, Shakira poderá ser presa. Não é a primeira vez que a estrela é acusada de sonegação pelas autoridades.

#Volta às aulas

O plano contingencial do governo de Santa Catarina para a volta às aulas presenciais levantou uma onda de publicações nas redes sociais. A questão para os internautas é a segurança dos alunos e das famílias com o contato entre as pessoas na locomoção, aulas e, finalmente, em casa. O assunto foi um dos mais comentados da semana tendo reunido opiniões de autoridades e civis em geral.

Imagem ilustrativa da imagem #Pantanal em perigo e Trump concorre ao Nobel da Paz
| Foto: Yago Frota/Photo Premium/Folhapress

Supervisão: Patricia Maria Alves