Destino da vez não só dos brasileiros, Portugal experimenta um verdadeiro boom de imigrantes. E não é de hoje. Eles chegam à terrinha sob o encantamento das qualidades que o país reúne - trabalho, estudo, novos negócios ou ambiente propício para quem deseja desfrutar da aposentadoria. Espalhada aos quatro ventos, a fama de acolhedora ganha legitimidade com a globalização - os portugueses, "ora pois", também partem de lá, para novas experiências pela Europa.

A partir de meados dos anos 1990, a opção foi pela Europa, com destaque para Portugal, Inglaterra, Espanha e Irlanda. A motivação foi a necessidade de mão de obra estrangeira
A partir de meados dos anos 1990, a opção foi pela Europa, com destaque para Portugal, Inglaterra, Espanha e Irlanda. A motivação foi a necessidade de mão de obra estrangeira | Foto: Shutterstock



É importante lembrar que o ir e vir das pessoas pelo mundo não é de todo novo. Os brazucas, já alçaram voos por outros destinos, por diferentes razões, como bem explica o professor de Geografia e Geopolítica do Curso Prime, Reginaldo Cavalcante Agostini.

"Se considerarmos as últimas décadas do século 20, dois movimentos migratórios de brasileiros chamaram a atenção: a partir do final dos anos 1980 muitos brasileiros, dekasseguis, migraram para o Japão favorecidos por uma política imigratória de atração de trabalhadores." Os paranaenses bem se recordam desse período, sendo que muitos dos que foram, ficaram. Constituíram família e quando retornam ao Brasil hoje, é só a passeio.

E para a Europa? Por que se deu o interesse dos brasileiros por aquele continente? "Recorde que a partir de meados dos anos 1990, a opção foi pela Europa, com destaque para Portugal, Inglaterra, Espanha e Irlanda." Segundo o professor, o principal fator de motivação foi a necessidade de mão de obra estrangeira. "Por conta do crescente mercado de trabalho em decorrência da consolidação da União Europeia pós 1992, com a assinatura do Tratado de Maastricht", contextualiza.

LEIA TAMBÉM
- 'Gostaria de um dia poder falar bem do Brasil'
- Não pode ir na onda do modismo

E também houve um freio quando, na primeira década do século 21, o número de brasileiros que saíam do país foi diminuindo gradativamente "graças aos bons índices de crescimento econômico e as taxas elevadas de empregabilidade no Brasil".

Nos dias atuais, porém, Agostini observa que o Brasil se tornou um país de atração populacional. "Situação que é reforçada pela crise econômica mundial de 2008 e pelo catastrófico terremoto no Haiti em 2010. Haitianos, peruanos, bolivianos e até europeus entram no país em números consideráveis. Com a crise política e econômica no Brasil nos últimos quatro anos, o contexto se inverte novamente e o País volta a ter uma considerável repulsão populacional. Os destinos agora são diversificados, com fluxos para os EUA, Canadá, Japão e países europeus", enumera.