Ouro branco, ouro amarelo, ouro 18, ouro 750. As nomeações são muitas, mas nem todos entendem exatamente o que estão comprando. Luciano Gaeta, sócio proprietário da Abrajoia (Academia Brasileira de Joalheria), em Curitiba, explica que o ouro é um elemento químico presente na tabela Periódica, um metal naturalmente amarelo e como tal é denominado de ouro 24 quilates, ouro puro, ouro 100% ou ouro mil. Por ser um material muito mole, é necessário fazer uma liga metálica antes da fabricação das peças.

"Quando se faz a liga de ouro seguimos certas normas de acordo com a tradição. No Brasil se fala em ouro 18 quilates, nos Estados Unidos se usa ouro 14 quilates e na Alemanha, ouro 12 quilates. Hoje se fala em ouro 75% ou ouro 750, ou seja 75% é ouro e o resto é liga. É pela liga feita nos 25% restantes que resultam as cores do ouro. Se usarmos cobre mais ouro temos o ouro rosé e a mistura de ouro e paládio resulta no ouro branco. O ouro amarelo tem como liga a prata e o cobre", conta.

Gaeta explica também que a cor resultante é derivada de uma reação química e não da quantidade de cada material adicionado, justamente por isso, apesar de o ouro branco ter apenas 25% de paládio, ele se torna branco.

Quem não pode ou não quer usar uma peça toda em ouro pode recorrer às peças banhadas ou folheadas a ouro. "No processo se pega uma base de outro material e aplica uma camada do metal, no caso, ouro. Antigamente pegava-se folhas de ouro e aplicava sobre as peças, como nas igrejas, por exemplo, mas no caso do metal se usa o banho de ouro, por isso o nome", ensina.

Ele informa também que essa base pode receber tintas com as cores desejadas, sem usar metais nobres. Aliás, o que determina a preciosidade de um metal é justamente a sua raridade na natureza. "O ouro tem uma limitação, por isso custa em torno de R$ 160 o grama, atualmente. Já a prata é mais barata, seu valor é em torno de R$ 3,00 o grama. O cobre não é considerado um metal precioso, por isso é mais barato. O paládio vale o mesmo que o ouro. Já a platina já foi considerada muito valiosa, chegando a custar até 3 vezes mais do que o ouro. Outro metal precioso é o ródio", cita.

Imagem ilustrativa da imagem Ouro branco, amarelo ou rosé?
| Foto: Shutterstock