#SUS

O decreto apresentado por Bolsonaro na noite de terça-feira (27), que prevê a abertura de estudos sobre a concessão de Unidades Básicas de Saúde (UBS) à iniciativa privada, gerou polêmica e protestos nas redes sociais. O decreto possui dois artigos e propõe a “construção, modernização e a operação de unidades básicas de saúde” em parcerias com o setor privado sob o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o projeto de privatização e medidas de desestatização do governo. Os internautas debateram ao longo da semana sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e os riscos de o decreto abrir precedentes para a privatização de todo o sistema. Além das postagens de especialistas e outros políticos, a constitucionalidade do decreto também foi um dos focos do debate entre críticos e apoiadores do atual governo.

Imagem ilustrativa da imagem #O polêmico decreto das UBSs e o Dia das Bruxas chegou
| Foto: Marcos Zanutto/26-06-2018

#Vacina

Outra questão relacionada à saúde que gerou polêmica nas redes sociais foi a convocação de coletivos para uma manifestação contra a obrigatoriedade da vacina em São Paulo. A polêmica acerca da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, chegou às redes de forma polarizada: de um lado, internautas confirmando a presença na manifestação; de outro, pessoas a criticar a convocação e publicar sobre a importância das campanhas de vacinação.

Imagem ilustrativa da imagem #O polêmico decreto das UBSs e o Dia das Bruxas chegou
| Foto: Handout / Sao Paulo State Government / AFP

#Notícia Falsa

A circulação da falsa notícia de que Paulo Cupertino teria sido preso em Centenário do Norte gerou polêmica nas redes sociais. O empresário é acusado por triplo homicídio, entre eles do ator mirim de “Carrossel” Rafael Miguel. A prisão chegou a ser noticiada em portais e outros veículos de comunicação, mas posteriormente a Polícia Militar do Paraná confirmou que a prisão não havia acontecido. As pessoas que cobram pela justiça do caso voltaram às publicações primeiras para lamentar que o responsável continua solto e chamaram a atenção pela notícia falsa ter despertado falsas esperanças.

#Servidores Públicos

No dia 28 de outubro, quarta-feira, foi celebrado o dia dos servidores públicos. A comemoração marca o dia de promulgação da lei que regulamenta esse tipo de serviço, assinada em 1939. A data foi utilizada tanto para visibilizar e homenagear os servidores, como para denunciar o descaso governamental e da sociedade com a classe. Hoje, o número de funcionários públicos ultrapassa os 11 milhões no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

#Casal Ilegal?

O Tiktoker Pietro Riguengo foi alvo de diversas acusações de crime contra menor de idade na internet. O jovem de 19 anos mantém contas conjuntas com uma garota de 13 anos nas redes sociais, nas quais postam coreografias e desafios e já acumulam mais de um milhão de seguidores. As críticas começaram com a publicação de vídeos em que os dois revelam o namoro e se beijam. Em um dos vídeos, as mães de ambos aparecem ao fundo torcendo para que o beijo aconteça. Após a onda de acusações, a conta no Tiktok foi desligada e o suposto casal gravou mais um vídeo declarando que tudo não se passou de uma brincadeira e que a relação entre eles é "de irmãos", mas isso não foi o suficiente para convencer muitos tuiteiros, que enquadram as carícias dos jovens como atos libidinosos com menor de 14 anos, crime pela constituição.

Imagem ilustrativa da imagem #O polêmico decreto das UBSs e o Dia das Bruxas chegou
| Foto: iStock

#Só em 2077

Uma polêmica agitou os fãs de videogame nesta semana: mais um adiamento de Cyberpunk 2077, o terceiro no ano. O título, que tinha o lançamento planejado para 19 de novembro, vai deixar os fãs esperando até o dia 10 de dezembro. A polêmica se deu por ser o terceiro adiamento do jogo, que inicialmente seria lançado em fevereiro, e pela desenvolvedora CD Projekt Red ter afirmado algumas semanas antes que o jogo estaria pronto e não haveriam mais adiamentos. Os internautas foram até o perfil oficial da desenvolvedora para cobrar por explicações e reclamar do adiamento. Uma onda de fãs, inclusive, cancelou a pré-compra e pediu reembolso. Já outros internautas preferiram fazer piada com o nome do jogo: "só em 2077 mesmo".

Imagem ilustrativa da imagem #O polêmico decreto das UBSs e o Dia das Bruxas chegou
| Foto: iStock

#Dedurando o bolinho

A comunidade leitora do twitter dividiu opiniões com a editora Darkside sobre a disponibilização de livros online. Dado ao alto valor dos produtos, diversos leitores preferem ler versões pirateadas disponíveis na internet. Para garantir que os arquivos não sejam colocados fora de ar pelas editoras, quem os posta utiliza códigos que dificultam sua pesquisa, como "bolinho" para documentos epub e "pão-de-forma" para aqueles em pdf. A polêmica tomou parte quando uma internauta indicou a editora Darkside onde estavam os arquivos ilegais de suas obras em troca de um livro grátis. Muitos enquadraram a atitude da empresa como antiprofissional e outros aproveitaram o momento para reinvindicar preços mais baixos aos livros.

#Feliz Halloween

Hoje, 31 de outubro, comemora-se o Halloween, ou Dia das Bruxas. A festividade é mais popular nos Estados Unidos, mas tem adeptos pelo mundo inteiro que se divertem ao explorar os temas de terror. Com a pandemia do novo coronavírus, entusiastas das "gostosuras ou travessuras" se decepcionaram por precisar ficar em casa, mas isso não os livrou da ansiedade para a data. Muitos internautas compartilharam seus preparativos para esse ano, os quais incluíam decoração, fantasias e maquiagens horripilantes.

Imagem ilustrativa da imagem #O polêmico decreto das UBSs e o Dia das Bruxas chegou
| Foto: iStock

*Supervisão: Patricia Maria Alves